Psicologia, perguntado por samaralea, 6 meses atrás

A partir do caso de Rosa Parks, analise as assertivas abaixo, identificando se verdadeiras ou falsas: (...) Ética e moral possuem o mesmo conteúdo semântico. Ou seja, são sinônimos. (...) É possível ser ético e, ao mesmo tempo, imoral. Pela perspectiva dos brancos racistas, Rosa Parks teve uma atitude imoral. Ela foi contra a moral vigente, desobedecendo-a, a partir de sua reflexão ética sobre a questão. (...) É possível que cada sistema de moralidade seja questionado se ainda válido para determinada sociedade e cultura a partir da reflexão ética. (...) A moral é atemporal e invariável.

Soluções para a tarefa

Respondido por freetalentup
5

Considerando o caso de Rosa Parks e os conceitos discorridos acerca de ética e moral, observamos que a sequência correta das afirmativas, quanto à verdadeiras ou falsas, é:

  1. FALSO - pois no contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade
  2. VERDADEIRO - pois sim, é possível ser verdadeiro e imoral, uma vez pode-se expressar uma atitude consciente e real independe da moralidade
  3. VERDADEIRO - pois o questionamento aos sistemas de moralidades são fundamentais para sua evolução e adaptação
  4. FALSO - pois a moral é considerada temporária (ou temporal), pois tende a mudar com o tempo. Já a ética é permanente (ou “atemporal”), pois, quando cria-se uma teoria ético-filosófica, o intuito é que ela se perpetue no tempo, pelo seu caráter científico e mais definitivo.
Perguntas interessantes