A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.
Soluções para a tarefa
Pode-se notar claramente a presença de preconceitos linguísticos quando estamos diante da fala de pessoas inerentes a regiões diferentes, às vezes. Isso pode ser notado na fala do nordestino, quando carregada de sotaque, jntamente com suas gírias são tratadas com humor.
Isso impede o entendimento de que a sociedade é plural, bem como as comunidades são variadas, e isso enriquece culturalmente o grande país em que vivemos.
Resposta:
O preconceito linguístico no Brasil é algo muito notório, visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos. Isso ocorre, sobretudo entre as regiões do país, por exemplo, um sulista que considera sua maneira de falar superior aos que vivem no norte do país.
Adequação linguística: princípio segundo o qual não se fala mais em “certo” ou “errado” na avaliação de uma determinada variedade linguística. Fala-se, pois, se a variedade em questão é adequada ou não à situação comunicativa (contexto) em que ela se manifesta.
Exemplo: Uai é um termo muito usado entre amigos, porem nada formal, mas na cultura mineira já se tornou comum, cada região possui uma cultura diferente, vale lembrar que não existe apenas o preconceito linguístico, existe o preconceito econômico, o preconceito regional. Preconceito cultural, e entre outros tipos de preconceito, o que podemos notar é que um preconceito acarreta outro.
Explicação: