A partir de uma análise histórica, descreva a representatividade do conceito de trabalho na sociedade ocidental
Soluções para a tarefa
Na sociedade ocidental, o conceito de trabalho, atrelado ao sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. Importante ressaltar ainda que, no capitalismo, o consumo é valorizado em detrimento do trabalho.
Capitalismo
O capitalismo é o sistema econômico dominante no mundo de hoje, e é provável que continue assim por algum tempo. O socialismo, seu principal concorrente, foi imensamente enfraquecido pelo colapso da União Soviética.
Onde o socialismo ainda prevalece, como na República Popular da China, são feitas sérias tentativas de transformar todo o sistema econômico em uma direção capitalista para que ele funcione de maneira mais eficiente. “Não importa se o gato é branco ou preto, desde que apanhe ratos”, para citar uma famosa frase de Deng Xiaoping (Becker, 2000: 52-53).
Embora a superioridade do capitalismo como sistema econômico e máquina de crescimento tenha fascinado os economistas durante séculos, esse não foi o caso dos sociólogos. Para os sociólogos, o capitalismo tem sido de interesse principalmente por seus efeitos sociais – como ele levou à luta de classes, anomia, desigualdade e problemas sociais em geral.
O capitalismo como um sistema econômico por direito próprio tem sido de muito menos interesse. Parte dessa reação provavelmente tem a ver com a infeliz divisão do trabalho que se desenvolveu entre economistas e sociólogos no século XIX: os economistas estudavam a economia e os sociólogos a sociedade menos a economia. Nesse aspecto, como em tantos outros, a sociologia tem sido essencialmente uma “ciência remanescente” (Wirth, 1948).
Mais sobre capitalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/9507127
#SPJ4