a partir de quando surgem os mestres livres e a abertura de universidade e com que finalidade
Soluções para a tarefa
Com o surgimento de uma nova classe, a dos artesãos e comerciantes, a educação também se modificou, por esse motivo deve ser estudada mais de perto.
Os clérigos passam de homens da Igreja e tornam-se intelectuais.
Mesmo com toda a mudança na educação o ensino da arte cavaleiresca continua, o cavaleiro agora com a denominação de miles.
O papel do clérigo ainda é o de amar as Sagradas Escrituras e o do leigo amar os livros e preparar-se para as profissões liberais.
Capa do livro História da Educaç˜ãoOs mestres também modificam-se, são mestres livres os protagonistas da nova educação, com eles surge um novo tipo de contrato, semelhante aquele que era escrito ao dar as crianças para serem educadas nos conventos, com uma diferença, agora o pai dá as crianças para serem educadas por um mestre livre, mas os paga para que fiquem com seus filhos, para que os mestres livres os ensinem uma profissão mundana. Ou seja, o pai queria que o filho se tornasse um bom comerciante, pois para essa classe social “emergente”, esse era o principal motivo da educação, e mesmo a educação escolástica era voltada para o comércio. Agora a educação tinha um fim comercial, e para isso ensinavam os cálculos e o ábaco, que tinham um valor prático muito maior que o da gramática. Era a aritmética comercial que deveria ser ensinada.
SEGUNDO OS SÉCULOS DEPOIS DO ANO 1000 VIRAM AMPLIAR A ATUAÇÃO DOS MESTRES LIVRES E A ABERTURA DE UNIVERSIDADES E, NESSE MESMO PERÍODO, TEMOS O NASCIMENTO DAS COMUNAS E DAS CORPORAÇÕES DE ARTES E OFÍCIOS, OU SEJA, ESTAMOS VIVENDO OS SÉCULOS DAS NASCENTE BURGUESIA URBANA, SOCIEDADE MERCANTIL, QUASE TOTALMENTE LIVRE DE INGERÊNCIA DA IGREJA E DO IMPÉRIO, QUE RENOVA E REVOLUCIONA OS MÉTODOS DE ENSINO.