ENEM, perguntado por barbaradp4864, 11 meses atrás

A partir de discussões ocorridas em um curso de formaçãocontinuada, uma professora, coerente com suas novas concepçõesconstruídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho deequipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integraraspectos afetivos e cognitivos na relação ensino-aprendizagem.Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem umaqualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiucartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediuque os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupoe comentassem rapidamente por que se percebiam daquelamaneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução o deproblemas, para que executassem usando aquelas qualidades quehaviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em umgrande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidadesque haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve umdebate com a turma, que procurou avaliar a atividadeconsiderando as sensações, os sentimentos e as capacidadescognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas aoparticipar dessa tarefa.Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, aprofessora nãoA contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de ouvir ooutro e respeitar idéias diferentes das suas.B criou um clima propício à construção de autoconceitopositivo, à socialização e à formação da identidade.C favoreceu a criatividade, a autoconfiança e a imaginação ativade seus alunos.D promoveu as relações interpessoais, a organização dopensamento e a cooperação.E enfatizou o trabalho individual, a reprodução deconhecimentos e o desenvolvimento da capacidade deliderança.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa C) é a correta.

Na estratégia desenvolvida, a professora não fez nada para favorecer a criatividade, a autoconfiança e a imaginação das crianças.

As praticas educativas rigidez trazem muitos problemas para as crianças no futuro,na fase adulta, já que elas podem vir a perder um pouco da sua personalidade e confiança.

Esse tipo de abordagem é tecnicista, e visa apenas formar crianças como pessoas não pensantes e que não expressão o que pensam ou sentem, é algo nocivo para qualquer individuo.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes