A partir da pesquisa de Travaglia (1991), apresentamos uma de suas tipologias, que envolve os textos dissertativo, narrativo, descritivo e injuntivo. Na dissertação, pretende-se expor um assunto, podendo levar o leitor à análise crítica. Já o autor do texto narrativo quer relatar, historiar fatos. Na descrição, pretende-se apontar caracteres, fisionomias, espaços, detalhes. Para o texto injuntivo, o que se quer é que o interlocutor faça algo, obtenha instruções, como em manuais.
A partir do excerto/fragmento do texto “A Cultura Brasileira e a Universidade” de Alceu Amoroso Lima, observe o tipo de texto predominante.
[...]
Essa pluralidade cultural se expande hoje sob a forma de círculos concêntricos, a partir da cultura individual, que é sempre o ponto de partida e o ponto de chegada de toda atividade cultural. No centro sempre a pessoa humana, como fonte imediata e como finalidade cultural. Mas os círculos de expansão se estendem, cada vez mais, a partir do homem individual, sob forma de cultura regional, nacional, continental, intercontinental e universal.
Assinale a opção que corresponde ao tipo de texto predominante.
Texto descritivo, que tem como objetivo a caracterização, isto é, o dizer como é.
Texto injuntivo, em que autor deseja que o interlocutor realize o que se determina que seja feito, por meio de conselhos, ordens, sugestões.
Como exemplo de texto injuntivo, podemos citar os manuais, as receitas, as bulas de remédio.
Texto narrativo, que tem o objetivo de contar, dizer os fatos, os acontecimentos, entendidos esses como os episódios, a ação em sua ocorrência.
Texto dissertativo cujo objetivo do autor é fazer refletir, explicar, avaliar, expor ideias para dar a conhecer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Texto dissertativo cujo objetivo do autor é fazer refletir, explicar, avaliar, expor ideias para dar a conhecer.
Explicação:
corrigido no AVA
jhonytbp98vfl:
Muito obrigado!
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás