Filosofia, perguntado por juliabramchuk2003, 7 meses atrás

A partir da leitura sobre John Rawls responda:
1. A filosofia política de John Rawls pode ser considerada contratualista? Explique.

2. Explique o experimento mental, proposto por Rawls, baseado nas noções de "posição original/originária" e "véu de ignorância".

3. Quais são os dois princípios de justiça apresentados por Rawls?

4. Segundo opinião difundida nos meios intelectuais, é possível afirmar que as ações afirmativas encontram fundamento teórico no pensamento político de John Rawls. Faça uma breve pesquisa e responda: o que são ações afirmativas? de que modo as ações afirmativas podem contribuir para a progressiva diminuição das desigualdades sociais?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

1. O  contratualismo político de John Rawls é conhecido como neocontratualismo. Isso se explica porque na argumentação de Rawls, o que está em evidencia é a construção de uma teoria da justiça e não simplesmente, uma teoria do governo legítimo como na perspectiva contratualista.

2. Rawls, ao reabilitar o contratualismo tinha como propósito desenvolver um "artifício mental" que o permitisse deduzir os princípios de justiça.

Assim, em seu "experimento mental" a "posição original" corresponde ao estado de natureza, tal como o contratualismo clássico propôs, ou seja, uma posição inicial em que os indivíduos se encontram antes de formularem efetivamente um  acordo em vista a um fim determinado.

Rawls caracteriza que na "posição original", o contrato foi estabelecido por pessoas morais livres e iguais, cujo grau de conhecimento é limitado pelo "véu de ignorância".

É o "véu  de ignorância" que impede que as partes sejam influenciadas na sua escolha dos princípios de justiça. Ora, neste momento, o indivíduo não teria noção da sua posição na sociedade, desconhecendo classe, religião, etnia, cultura, o que evitaria escolhas feitas para beneficiar alguns e prejudicar a outros, ou seja, o que determinou o objeto do contrato original, foram princípios de justiça como equidade entre as partes.

3. Para Rawls, pessoas livres e iguais, situadas  simetricamente, escolheriam os dois princípios da justiça como equidade.

Primeiro princípio - Princípio maior de liberdade equitativa: cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente  sistema de liberdades básicas iguais que seja compatível com um  sistema semelhante de liberdades para as outras.

Segundo princípio - Princípio da diferença e princípio da igualdade de oportunidades:  as desigualdades sociais e econômicas devem ser ordenadas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável e vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos.

4. Ações afirmativas são políticas públicas  ou privadas, que tem como objetivo, promover uma  determinada categoria social sub-representada em algum espaço institucional ou função.

Ações afirmativas podem contribuir para a progressiva diminuição das desigualdades sociais, ao caracterizar-se como uma política de justiça redistributiva quando, ao se alterar determinada distribuição  de bens e oportunidades de um determinado sub-grupo, abre-se caminho para uma configuração social mais justa, promovendo uma maior coesão social.

Bons estudos!


juliabramchuk2003: muito obrigado.
Perguntas interessantes