Português, perguntado por LigthBlack1, 10 meses atrás

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto ARTIGO DE OPINIÃO em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “AS EPIDEMIAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS EFEITOS NO SÉCULO XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista
PRECISO URGENTE HELLP!!!!!​

Anexos:

RaoBBP: Entretanto, muitas pessoas não sabem o que é epidemia, não entendendo a gravidade que essa situação representa
A epidemia é, portanto, um aumento da ocorrência de determinado problema acima da média esperada.
A falta de saneamento básico, hábitos alimentares pouco saudáveis, hábitos de higiene precários, poluição, condições climáticas, estresse, drogas e mutações são alguns dos fatores que favorecem o aumento de casos de uma doença.

Soluções para a tarefa

Respondido por RaoBBP
3

Resposta:

pidemia, pandemia e endemia: entenda qual é a diferença entre eles

Você sabe por que a dengue é uma epidemia e não um surto?

A resposta está na ocorrência de casos nas cinco regiões do Brasil. Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Respondido por celiathome5
0

Resposta:

hmrhmr me desculpe mais eu preciso de pontos e vc já tem a resposta ok thau e obg

Perguntas interessantes