A partir da leitura da Introdução e do capítulo 1 (Burgueses e Proletários) do Manifesto Comunista escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, e dos postulados básicos do Socialismo, discorra sobre como os autores entendem o processo de passagem do Capitalismo para o Socialismo e do Socialismo para o Comunismo (fatores determinantes, elementos-chave, processo histórico, atores, cenários, etc.). Além disso, explique como a Primavera dos Povos de 1848, estaria inserida nesse contexto de transformação da sociedade.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Manifesto do Partido Comunista
Karl Marx; Friedrich Engels
UM ESPECTRO RONDA A EUROPA – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguição a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemães.
Onde está o partido de oposição que não tenha sido difamado como comunista pelos seus adversários governistas, onde está o partido de oposição que não tenha arremessado de volta, aos opositores mais progressistas tanto quanto aos seus adversários reacionários, a pecha estigmatizante do comunismo?
Duas coisas decorrem desse fato.
0 comunismo já é reconhecido como uma potência por todas as potências européias.
Já é tempo de os comunistas exporem abertamente, perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendências, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do próprio partido.
Com esse objetivo, reuniram-se em Londres comunistas das mais diversas nacionalidades e esboçaram o seguinte manifesto, que está sendo publicado em idioma inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês.