A partir da experiência com o projeto: “A arte com olhar de criança”, vencedor do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã - Educação Infantil, da professora Rejane Tononi, junto ao Centro Municipal de Educação Infantil Jacyntha Ferreira de Souza Simões - Vitória/ES, analise:
Parte I: O que é a alfabetização visual a que o vídeo se refere? Pesquisa esse tema e apresente as fontes da pesquisa no fim do texto.
Parte II: Explique pelo menos quatro das atividades desenvolvidas no projeto para alcançar essa alfabetização
OBJETIVOS:
- Compreender as relações entre teoria e prática da arte na educação.
- Analisar as relações entre proposta, projeto e atividades desenvolvidas.
- Construir um texto coerente com a proposta que apresente as duas partes da questão.
Soluções para a tarefa
A educação em arte é de suma importância na vivencia pessoal da criança e possibilita novas formas de aprender.
Isso porque a arte está muitas vezes relacionada com o lúdico, possibilitando assim novos olhares sobre a matéria.
Nesse quesito, temos que o estudo da arte em si deve ser feito dentro de sala de aula bem como a utilização da arte para o ensino de outras ciências.
Além disso, de acordo como a teoria de Piaget, deve-se respeitar o tempo de cada criança na aprendizagem, tendo em vista as etapas da educação que elas desenvolvem.
Veja que a arte possui múltiplas possibilidades que podem ser exploradas em diversos sentidos.
espero ter ajudado!
Resposta:
O vídeo apresentado na atividade acima, deixa bem claro que, a linguagem visual é muito importante na educação dos alunos. A observação e admiração do que está acontecendo ao seu redor fica mais aguçada. Uma paisagem bem observada pode dizer muito sobre como está aquele ambiente.
Notamos que o convívio do aluno com o mundo visual merece ser estimulado cada vez mais desde cedo no contexto escolar. A interpretação das mensagens visuais são necessárias não só para a compreensão das mesmas, mas também para o estabelecimento de significações a cada uma delas.
A proposta da leitura visual baseia-se em uma “racionalidade” perceptiva e comunicativa, que apoia o uso e desenvolvimento da linguagem visual para facilitar a comunicação.
Como a professora do vídeo mesmo deixou claro, ela usou as idéias e histórias dos próprios alunos para ir desenvolvendo suas atividades.
Usou a história da chapeuzinho vermelho, que chegou até a família de Tarsila do Amaral, com base em sua obra, a professora envolveu os pais para participarem e perceberem a importância da arte na vida de seus filhos .Usou a história da chapeuzinho vermelho, que chegou até a vovó que faz panelas de barro, ensinando os alunos a respeitarem os mais velhos.
Aproveitando um comentário de um aluno sobre o manguezal, ela fez uma visita nesse ambiente com os alunos onde trabalhou a linguagem visual, usando o lúdico em questão do lixo, poluição no local. Com o lixo coletado, os alunos conseguiram fazer um mascote com tampinhas de garrafas pet's recicladas do manguezal.
Todas as atividades envolveram a percepção dos alunos, a linguagem visual.
Explicação: