a partilha da África provocou um grande discussão ideológica e científica, que procurava justificar a "inferioridade" dos povos africanos e a "missão civilizatória" que a Europa desempenha em seu novo processo de colonização.
a) Que evento reuniu representantes de diversas nações Europeias e se transformou em um março na história do colonialismo, pois nele foram decididas as regras para a partilha da África?
b) A penetração Europeia na África e na Ásia ocorreu em uma época na qual muitos cientista debatiam as teorias evolucionistas difundidas na Europa desde o início do século XIX e cujo ápice foi o livro " A origem das espécies". Qual é o naturalista britânico autor desse livro?
c) Escreva o nome da corrente ideológica que surgiu no período do imperialismo e que tinha como base os estudos de Charles Darwin.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Oii.
Letra A = Foi a Conferência de Berlim
Letra D e B - O darwinismo social à época do neocolonialismo europeu e da “partilha da África” tornou-se o grande alicerce das justificativas político-científicas, de viés racista, para a colonização da África.
Partindo das teorias de Charles Darwin aplicáveis ao mundo natural, como a da evolução das espécies, o darwinismo social quis transferir o mesmo raciocínio para o âmbito das civilizações e culturas. A raça europeia, então, teria uma superioridade civilizacional corroborada pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, enquanto a África, por apresentar o oposto a isso, seria habitada por raças inferiores, que necessitavam do “auxílio” dos europeus.
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes