A participação da sociedade civil organizada nos Conselhos de Política Pública tem sido um desafio para a sociedade brasileira: de fato, “só poderão ter participação efetivamente qualificada e transitando para o status de sujeito de direitos se tiverem os instrumentos de análise da realidade. “GOMES, A. L. Os conselhos de políticas e de direitos. Capacitação em Serviço Social e Política Social: módulo 4 – O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000 (adaptada ENADE 2007). Com base nesta afirmação, cabe ao Conselheiro ou Conselheira:
Soluções para a tarefa
O conselheiro ou conselheira devem auxiliar na busca pelas relações sociais positivas, ou seja, entender como esse trabalho necessita da comunidade, é contribuir para uma participação ativa dos indivíduos que vivem nesse espaço, analisando, construindo pesquisas e buscando soluções viáveis para esses grupos.
Como notamos o papel do conselheiro/conselheira social?
O conselheiro/conselheira deverá junto ao advogado apresentar argumentos que apresentem seu acompanhamento ao caso ocorrido. Ou seja, ele deverá prosseguir com seu papel assistencialista.
Mais sobre o direcionamento ético do serviço social:
https://brainly.com.br/tarefa/30626736
#SPJ1
Resposta:
C) fortalecer as representações das instituições que atendem aos usuários.
Explicação:
O texto considera uma das funções essenciais da Assistência Social no que tange ao estímulo do exercício da cidadania aos cidadãos, por meio da conscientização sobre seus direitos e deveres.
Diante disso, é função de cada um destes profissionais o desenvolvimento de práticas que corroborem com a maior conscientização da população, sobretudo na inserção em Conselhos de Política Pública, aumentando a participação destes cidadãos na vida política.