"A paralisia cerebral (PC) consiste num distúrbio do movimento e/ou postura, persistente, mas não invariável, podendo surgir nos primeiros anos de vida por lesões não progressivas do cérebro imaturo. O desenvolvimento do cérebro tem início logo após a concepção e continua após o nascimento. Qualquer agressão ao tecido cerebral pode resultar em uma lesão cerebral e as áreas atingidas têm sua função prejudicada de forma permanente e não progressiva. (...), alterações provocam debilitações variáveis na coordenação da ação muscular, com resultante incapacidade em manter posturas e realizar movimentos normais. Existem muitas controvérsias sobre o limite de idade que caracteriza uma paralisia cerebral após uma lesão no sistema nervoso central. Alguns autores apontam o período pré-natal até os 2 anos de idade, outros estendem até os 5 anos de idade (...). A hidrocinesioterapia é uma modalidade de reabilitação da Fisioterapia que possui uma longa história. Hoje, com o crescimento de sua popularidade, os fisioterapeutas são encorajados a utilizar a água como recurso de tratamento, aproveitando ao máximo suas qualidades únicas. A reabilitação neuromotora aquática foi descrita como um precursor útil para os programas tradicionais de reabilitação de lesão cerebral. O tratamento de um paciente com distúrbios neurológicos na água oferece uma grande variedade de opções em um ambiente altamente dinâmico. A meta de uma reabilitação é tornar o indivíduo mais independente possível, melhorando sua funcionalidade e qualidade de vida. A piscina terapêutica oferece oportunidades estimulantes para os movimentos mais difíceis e complexos, pois forças diferentes agem na água. Os efeitos de flutuabilidade, metacentro e das rotações fornecem campo para as técnicas especializadas. E ainda, os efeitos terapêuticos trazem benefícios como o alívio da dor e dos espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude de movimento das articulações; fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento na sua tolerância aos exercícios; reeducação dos músculos paralisados; melhoria da circulação; encorajamento das atividades funcionais e manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação motora e postura" (NAVARRO, F. M.; MACHADO, B. B. X.; NÉRI, A. D.; ORNELLAS, E.; MAZETTO, A. A. A importância da hidrocinesioterapia na paralisia cerebral: relato de caso. Revista de Neurociências 17 (4):371-5; 2009). A partir da correta interpretação da frase os fisioterapeutas são encorajados a utilizar a água como recurso de tratamento, aproveitando ao máximo suas qualidades únicas, extraída do fragmento textual acima e da discussão sobre importância da água em nosso organismo assinale a ÚNICA alternativa correta.
Os autores certamente abordam sobre a capacidade de mudança do estado físico que somente a água consegue realizar, favorecendo a ocorrência da terapia em piscina de água morna.
Os autores chamam a atenção para os diversos benefícios que a água proporciona ao corpo humano, nesse caso podemos destacar pelo menos; a otimização do metabolismo celular, lubrificação das articulações, aumento da fluidez do sangue.
As qualidades da água citadas na frase se referem às físicoquímicas de suas moléculas que não lhe permite interagir com demais moléculas no corpo humano, o que favorece a ocorrências de diversas reações metabólicas, as quais podem induzir melhoras no quadro do paciente em tratamento.
Indiretamente os autores descrevem o processo de osmose, no qual a água sai do líquido extracelular em direção à célula muscular, tornando-as maiores e hábeis a realizar movimentos de maior amplitude.
Há um erro conceitual no texto, haja vista que a melhora na qualidade do paciente se deve restritamente às técnicas de movimentação sem qualquer participação da água
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Os a utores chamam a atenção para os diversos benefícios que a água proporciona ao corpo humano, nesse caso podemos destacar pelo menos; a otimização do metabolismo celular, lubrificaçã o das articulações, aumento da fluidez do sangue.
Perguntas interessantes