A pandemia do coronavírus nos revela fatores importantes que precisam ser revistos na sociedade pois, sem dúvidas o modelo econômico através da agricultura exercida na atualidade sem um manejo e sustentabilidade tem trazido consequências trágicas para a população mundial. Sobre os impactos da agricultura industrial na saúde humana e nos ecossistemas, quais as suas consequências?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os impactos da agricultura industrial na saúde humana e na biodiversidade sem a devida responsabilidade com a sustentabilidade ecológica possuem diversos viés:
1) O uso do agrotóxico. O agrotóxico possui o principal intuito o lucro, apesar da sua eficácia contra pragas agrícolas, existem formas alternativas sustentáveis e ecológicas, como: o uso de inimigos biológicos naturais. Outrossim, deve-se ressaltar os diversos malefícios acarretados pelo uso do agrotóxico que vão desde poluição de lençóis freáticos à aumento da taxa de autismo na sociedade.
2) O intenso aumento de queimadas e desmatamento. É incontestável que a prática mais utilizada para criar área de plantio é a queimada, essas, a longo, prazo pode causar infertilidade nos solos, além de causar doenças respiratórias com potencial de dispersão enorme. Ex.: As queimadas na floresta Amazônica para criação de área agrícola causaram nuvens de fumaças que chegaram até o sudoeste.
3) Os impactos na saúde humana. Há diversas pesquisas que associam o aumentos de casos de autismo e câncer com o uso excessivo do agrotóxico, que poderia ser evitado se usado controle natural, além da falta de comprovação em relação aos perigos dos alimentos modificados geneticamente, haja visto que embora tenham maior resistência, durabilidade, nutrientes não há pesquisas concluídas em relação aos seus malefícios e aos seus impactos no organismo humano.
Explicação: