Português, perguntado por karenbbsantos, 6 meses atrás

A palavra tem o poder de abrir e fechar pensamentos, de demonstrar amor ou ódio, e é o instrumento que decifra, percorre extremos e os faz ter significados, porém, e sendo o 'fio' do tecer, é preciso que se saiba lidar com ela. Escrever, contudo, é o ofício de proporcionar várias possibilidades de leitura e, para que se atinja o objetivo proposto para cada ocasião, é necessário que haja domínio e uso adequado do vocabulário, conhecimento do que se quer escrever e a utilização de alguns recursos que enriquecerão o texto. Para tal, não é importante o uso habitual do dicionário, leitura e atualização constantes para que, sendo as palavras conhecidas e os assuntos dominados a partir de uma postura crítica, se possa tecer a mensagem desejada, tampouco, dar-lhe forma de maneira clara, correta, concisa e elegante Identifique os erros de coesão e/ou coerência presentes no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaudialara
0

Lendo o texto sobre o poder da palavra, notamos os seguintes erros de coesão e/ou coerência:

  • porém;
  • contudo;
  • não;
  • tampouco.

Uso incorreto dos conectivos

Conectivos são palavras que trazem coesão ao texto, ou seja, ligam termos ou palavras trazendo sentido, fazendo com que haja fluidez e evitando repetição de palavras.

No texto vemos duas conjunções (porém, contudo) e dois advérbios (não, tampouco).

Conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas, e expressam vários sentidos, como adição, condição, contrariedade, oposição, finalidade, causa etc. Porém e contudo são adversativas, expressam oposição.

Advérbios acompanham verbos, outros advérbios e adjetivos mudando seus sentidos. Há vários tipos: tempo, modo, lugar, negação, afirmação, intensidade etc. Não e tampouco são advérbios de negação.

Como eles negam e se opõe a algo dito antes, seu uso no texto não faz sentido. A palavra ser o fio do tecer não contrária as informações ditas antes sobre ela. O mesmo acontece com a conjunção "contudo", já que escrever é, de fato, o ofício de proporcionar várias possibilidades de leitura. Já que precisamos estudar para escrever bem, o "não" está errado após a expressão "Para tal". "Tampouco" também não cabe após "tecer a mensagem desejada".

Para saber mais sobre conectivos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7386800

Anexos:
Perguntas interessantes