A palavra sustentabilidade é bastante recorrente tanto na vida das pessoas quanto nas organizações, levando-nos a refletir sobre como utilizamos os recursos do nosso planeta. Este tema é uma preocupação constante para Joaquim, dono de uma marcenaria que tem a madeira reflorestada e o MDF como principais matérias-primas da produção dos móveis planejados encomendados pelos seus clientes. É claro que Joaquim só utiliza madeira certificada no seu processo produtivo. É importante saber que a madeira é uma matéria-prima muito cara e tem um alto valor nos custos da sua empresa.
Atualmente, Joaquim e seus funcionários estão envolvidos na entrega de um projeto de quarto de bebê, onde eles precisam fazer o guarda-roupa, a cômoda e o berço. Além da madeira e do MDF são utilizados neste projeto pregos, parafusos, lixas, tintas, cola, rodinhas, puxadores, corrediças entre outros itens. No momento eles terminaram de fabricar as gavetas que farão parte da cômoda e do guarda-roupa. O berço já está pronto.
Joaquim está bastante preocupado, pois mesmo tomando algumas ações preventivas para não faltar material, de vez em quando ocorre de faltar algum item importante a ser utilizado no processo produtivo. Por outro lado, há itens em excesso em seu estoque. Pensando em resolver este problema, Joaquim resolveu contratar você para que o ajude na organização do estoque da sua empresa.
Parabéns!
Agora leia atentamente as perguntas abaixo e responda.
1- Você sabe que uma das formas de classificar o estoque é em relação ao seu tipo. Que tipos de estoque estão representados no texto?
2- Joaquim ouviu falar em estoque de segurança. Ele quer saber o que significa e como poderia ser útil para a marcenaria. O que você tem a dizê-lo sobre este assunto?
3- Você sabe o que é curva ABC? Em qual classificação se encontra a madeira neste texto?
4- Joaquim ouviu falar que existem várias maneiras de avaliar e monitorar os estoques. O que você sabe sobre os métodos PEPS, UEPS e custo médio ponderado? Explique para ele.
Soluções para a tarefa
Resposta questão 1:
Os tipos de estoque presentes no texto são:
Estoque de Matérias Primas: Se refere aos insumos básicos para produção da empresa (Madeira, MDF, pregos, parafusos, lixas, tintas, cola, rodinhas etc) .
Estoque de Componentes: Estoque de elementos processados que serão montados como parte da produção de um produto final (gavetas da cômoda e do guarda roupa).
Estoque de Produtos Acabados: Se refere aos produtos já acabados (berço) que já se encontram prontos para envio ao cliente, porém encontram-se estocados no fabricante.
Resposta questão 2:
O estoque de segurança é uma quantidade de matérias primas que excede à projeção de vendas realizada pela organização. Assim, ele protege a produção de eventuais falhas técnicas de produção, do prazo de aquisição para reposição do estoque, de aumentos inesperados de demanda, falhas de fornecimento e outras variáveis internas e externas.
Seria uma boa opção para reduzir o risco de faltar material para algum serviço. Assim, definiríamos um percentual de variação médio, baseado no consumo de meses anteriores e nas projeções de vendas para os próximos meses, e faríamos a aquisição dessa quantidade de material excedente.
Resposta questão 3:
A Curva ABC é uma forma de classificação de matérias primas baseada no custo, importância e/ou volume dos itens em relação ao todo. Nela é realizada a divisão em trê categorias:
A: correspondem aos 20% mais relevantes, de acordo com o parâmetro estabelecido;
B: correspondem aos 30% seguintes aos da curva A, em termos de relevância para o parâmetro estabelecido;
C: correspondem aos 50% restantes, de acordo com a mesma análise das classificações anteriores.
Considerando como parâmetro o custo, podemos afirmar que a madeira se encontra na classificação A, uma vez que o próprio texto afirma se trata de uma “matéria prima muito cara”.
Resposta questão 4:
PEPS: método “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Trata-se de uma estratégia de gestão de estoque que considera, para fins de apontamento e baixa, que os primeiros produtos a entrar o estoque são os primeiros a sair. Assim, a circulação de produtos é ordenada de maneira a refletir o fluxo ideal e o custo real.
UEPS: método “Último que Entra, Primeiro que Sai”. É o contrário do PEPS, considerando que os últimos a entrarem no estoque também são os últimos a sair. A vantagem desse método é que ele permite uma avaliação mais condizente com a realidade de atual, possibilitando ajustes ágeis de preço, por exemplo.
Custo Médio Ponderado: nessa opção é realizada a média do custo dos itens de estoque com a quantidade de produtos vendidos. Essa possibilidade fornece análises simplificadas, uma vez que trabalha-se com a média da rentabilidade no período avaliado.