História, perguntado por roseedada, 10 meses atrás

“A palavra holismo, do grego holos, significa todo, inteiro, completo e é utilizada para designar o modo de pensar ou considerar a realidade. Presume que nada pode ser explicado pela mera disposição das partes e sim pelas relações que elas mantêm entre si e com o todo.” (UniCesumar FSCE, Coletânea Ética e Meio Ambiente, 2º semestre, 2017, p. 32). Sobre esse assunto, leia as assertivas a seguir.

I. O holismo passou a ganhar força a partir da década de 80 como forma de explicar um novo paradigma que deveria ser empregado para anular os distúrbios causados pelo homem na natureza.
II. A visão holística surge no momento em que os alicerces da ciência mecanicista, ou pensamento cartesiano-newtoniano, foram abalados por desconsiderarem as interações existentes e suas consequências.
III. Sem um olhar holístico, não é apenas o planeta que sofrerá as consequências da escassez generalizada, mas, sim, todos nós.
IV. A busca pelos avanços tecnológicos e o desenvolvimento da visão mecanicista são os principais enfoques da visão holística.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
1
Olá,

Afirmativa I: O holismo surgiu na África do Sul, nas palavras do primeiro ministro Jan Smuts. Portanto a primeira afirmativa é falsa.

Afirmativa II:
A visão cartesiana se opõe a ideia de todo, olhando apenas para uma parte. Por isso, o holismo se coloca como alternativa. Correta.

Afirmação III:
Correta, se apenas pensarmos na tecnologia e não levarmos a natureza em conta, todos sofreremos consequências.

Afirmação IV:
A visão holistíca vê a sociedade a partir de um todo e não uma parte. Pensar só nas transformações tecnológicas sem pensar na natureza não combina. Correta!

Bons estudos
Perguntas interessantes