a) Os textos dos historiadores Maria de Fátima Silva Gouvêa e Ronaldo Vainfas apresentam um tema em comum?Qual?
b) Ao comparar as ideias desses dois historiadores,você diria que elas são semelhantes ou apresentam diferenças?Explique.
Soluções para a tarefa
Olá!
a) No caso em questão podemos afirmar que os dois texos tratam acerca do tema da inconfidencia e conjuração no tocante a sua diferenciação linguistica e histórica e como ambbos se relacionaram e se diferenciaram na história brasileira.
b) Ambos os texto tem como semelhança tratarem do tema da conjuração e inconfidencia, com suas devidas semelhanças. A diferença dos dois é que um acredita que conjuração e inconfidencia são coisas iguais enquanto o outro acredita que são coisas diferentes, em que um é ligado a ideia de libertação da colonização enquanto o outro é ligado a traição a alguem.
Espero ter ajudado!
a) Ambos os textos discutem sobre os significados das palavras "Inconfidência" e "Conjuração", aplicando ao contexto da história brasileira.
b) Os dois autores possuem ideias semelhantes, exprimindo que os significados dessas palavras na prática pouco importam, sendo o mais valioso conhecer o que foram esses movimentos históricos.
A Incofidência Mineira
A Inconfidência Mineira ocorreu no século XVIII, quando a elite local de Minas Gerais se rebelou contra o controle da Metrópole sobre a província. Nesse levante os objetivos estavam voltados a conquistar mais independência à província e diminuir o valor dos impostos cobrados à população. Além disso, nesse período começaram a se difundir ideais republicanos na sociedade mineira.
Por essa razão, esse episódio da história do Brasil passou a ser simbolizado com importância a partir da proclamação da república em 1889, pois era preciso construir a imagem de "heróis nacionais". Por isso, Tiradentes foi celebrado como herói republicano.
Aprenda mais sobre a Inconfidência mineira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22485359
#SPJ3