a origem da partitura musical
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Grande parte do que desenvolvimento da notação musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo (aprox. 992 - aprox. 1050). Entre suas contribuições estão o desenvolvimento da notação absoluta das alturas (onde cada nota ocupa uma posição na pauta de acordo com a nota desejada). Além disso foi o idealizador do solfejo, sistema de ensino musical que permite ao estudante cantar os nomes das notas. Com essa finalidade criou os nomes pelos quais as notas são conhecidas atualmente (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) em substituição ao sistema de letras de A a G que eram usadas anteriormente. Os nomes foram retirados das sílabas iniciais de um Hino a São João Batista, chamado Ut queant Laxis. Como Guido d'Arezzo utilizou a italiano em seu tratado, seus termos se popularizaram e é essa a principal razão para que a notação moderna utilize termos em italiano.
O uso de linhas para dividir as seções da partitura surgiu no século XV, mas no princípio cada seção não tinha uma duração definida e as linhas só serviam como auxílio visual para facilitar a leitura. Somente no século XVII as seções (compassos) passaram a ter duração regular relacionada à divisão rítmica da música.
Nesta época o sistema tonal já estava desenvolvido e o sistema de notação com pautas de cinco linhas tornou-se o padrão para toda a música ocidental, mantendo-se assim até os dias de hoje.
O uso de linhas para dividir as seções da partitura surgiu no século XV, mas no princípio cada seção não tinha uma duração definida e as linhas só serviam como auxílio visual para facilitar a leitura. Somente no século XVII as seções (compassos) passaram a ter duração regular relacionada à divisão rítmica da música.
Nesta época o sistema tonal já estava desenvolvido e o sistema de notação com pautas de cinco linhas tornou-se o padrão para toda a música ocidental, mantendo-se assim até os dias de hoje.
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Resposta:
Por volta do século X, quatro figuras diferentes foram introduzidas para representar durações relativas entre as notas. Grande parte do desenvolvimento da notação musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo
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