Contabilidade, perguntado por BielBrainly, 5 meses atrás

A orientação dessa semana é para que estudem as principais características de cada governo durante o período de industrialização via substituição de importações; Governo Getúlio Vargas - 1930/1945 Governo Eurico Dutra - 1946/1951 Governo Getúlio Vargas - 1951/1954 Governo JK - 1956/1961

Soluções para a tarefa

Respondido por admraiz
1

Resposta:

Getúlio Vargas e o Estado Novo representam um ponto importante da economia brasileira; no incipiente processo de industrialização, a concentração da intervenção estatal afluía para a substituição de importações. Como em época a burguesia industrial no país ainda era bem morna, havia de ser necessário uma investida do estado para despontar esse processo industrial, e assim foi feito. Nesse período, instituições importantes foram consumadas, como a Instituição do Café — lembrando-se da prática de queima e/ou compra do excedente, também adotada por Vargas —, a Comissão de Planejamento Econômico e outras.

Eurico Gaspar Dutra representa um período de "fracasso" econômico. Além do arrocho salarial e outras medidas que dificultavam a situação interna, o processo de importação era crescente, adquirindo uma gama enorme de bens de consumo advindos de outros países. A industrialização freou e o plano SALTE foi uma tremenda derrota ao presidente.

JK é marcado pelo Plano de Metas, que possuía como objetivo a industrialização acelerada do Brasil. Com a substituição das importações, a indústria automobilística e o setor da Educação entraram em ascensão. Apesar da intervenção estatal prevista por Juscelino, enxergava também a árdua necessidade do capital estrangeiro injetado na economia, de forma que concessões pudessem aquecê-lo e despontar para um processo industrial benéfico até mesmo para a melhoria social do Brasil. Apesar do sucesso, a inflação não foi superada e ocorreu de forma concentrada no sudeste, havendo déficits no progresso de outras regiões.

Explicação:

Perguntas interessantes