A organização da sociedade egípcia pode ser comparada a uma pirâmide: a base larga representa a maioria populacional, composta por camponeses; os estamentos afunilam até chegarem ao topo estreito, ocupado pelo faraó. Além disso, a sociedade era burocrática, visto que toda produção e todas as decisões eram centralizadas na figura do faraó e, posteriormente, redistribuídas. Acerca da sociedade egípcia, analise as afirmativas a seguir: I. Os camponeses faziam parte da principal fonte de mão de obra da agricultura e das construções do Egito. II. Os sacerdotes pertenciam ao estamento social de funcionários de alta categoria. III. O faraó poderia ser considerado um deus, filho de um deus ou o representante do deus; o que legitimava seu poder. IV. A categoria dos artesãos não era homogênea, visto que os sacerdotes poderiam desempenhar a função, decorando as tumbas e os templos, da mesma forma que os camponeses desempenhavam a função para confeccionar os instrumentos de trabalho. 83 Está correto o que se afirma em: a) I, II. b) I, III. c) I, II, III. d) I, II, IV. e) I, II, III, IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra e
Explicação:
I. Os camponeses faziam parte da principal fonte de mão de obra da agricultura e das construções do Egito.
CORRETO.Eram os camponeses que tratavam da terra e, para pagamento da corvéia, trabalhavam nas construções do Antigo Egito.
II. Os sacerdotes pertenciam ao estamento social de funcionários de alta categoria.
CORRETO. Na hierarquia egípcia, abaixo do faraó vinha a família real, sacerdotes e militares de alta patente.
III. O faraó poderia ser considerado um deus, filho de um deus ou o representante do deus; o que legitimava seu poder.
CORRETO. Na maior parte do tempo o faraó era considerado um deus.
IV. A categoria dos artesãos não era homogênea, visto que os sacerdotes poderiam desempenhar a função, decorando as tumbas e os templos, da mesma forma que os camponeses desempenhavam a função para confeccionar os instrumentos de trabalho.
CORRETO. Artesões poderiam estar em qualquer um dos estamentos da pirâmide que representava o antigo Egito, menos, é lógico, no topo dela, que era o lugar do Faraó.