A oralidade juntamente com a escrita são modalidades da língua portuguesa, vistas, conforme Marcuschi (2003), como práticas sociais por meio das quais fazemos usos da língua. Desse modo, oralidade e escrita não se opõem, mas juntas conformam um continuum, que abriga gêneros textuais dos mais informais aos mais formais (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de divulgação, artigo científico). Assim, as duas modalidades representam práticas e usos da língua que, em função das condições de produção, ora apresentam características distintas específicas, ora apresentam características similares.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre as frases apresentas é a letra B) as frases 1 e 3 apresentam problemas gramaticais que devem ser evitados em uma situação formal, tanto escrita, quanto na oralidade.
Em uma determinada situação, podem ocorrer situações formais ou informais. Uma situação formal é onde há um maior respeito entre os indivíduos, prevalecendo a seriedade. Já numa situação informal, esta se caracteriza como sendo um ambiente mais familiar, onde há maior intimidade entre as diferentes pessoas envolvidas.
Assim sendo, a alternativa correta a ser escolhida é a letra B, pois ela evidencia que os problemas gramaticais devem ser evitados em uma situação formal, o que é uma verdade, já que as situações formais optam pela norma culta da língua portuguesa, isso é, a norma padrão da mesma.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/27393553
Exposição oral é um tipo de apresentação que consiste no uso da palavra para se fazer compreender e utiliza da escrita para ser entendida.
Um tipo de apresentação oral e escrita é o SEMINÁRIO.
Seminário se caracteriza por ser um gênero oral e pressupõe uma apresentação expositiva sobre determinado tema. Além da da fala individual ou em grupo, recursos audiovisuais são utilizados nas exposições.
Para que o seminário seja bem apresentado, o (s) apresentador(es) do tema deve(m) conhecer bem o assunto, ter domínio da língua oral e se apropriar(em) de termos que o público entenda, bem como uma fala não tão baixa, mas que não haja um exagero no tom.
Métodos retóricos, oratórios gestuais, eloquentes são adotados, a fim de manter o público atento à apresentação e que se interessam pela temática proposta. Recursos escritos também são atribuídos ao seminário, tendo em vista a importância de entrega de relatórios e trabalhos sobre o tema pesquisado.
Link: brainly.com.br/tarefa/22919587