a ópera "orfeu Qual a história?
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Resposta:A ópera baseia-se no antigo mito helénico de Orfeu, que tenta resgatar sua amada Euridice no Tártaro, onde governa Hades.
Prólogo
O "Espírito da Música" explica o poder da música, e especificamente o poder de Orfeu, cuja música é tão poderosa que é capaz de mudar a atitude dos próprios deuses.
Ato I
Orfeu e Euridice comemoram a chegada do dia do casamento
Ato II
Orfeu recebe a terrível notícia de que Euridice havia morrido com a picada de uma serpente, decidindo ir até o Tártaro para poder resgatar a sua amada. Ele fala como a felicidade humana é passageira. O coro final termina com um lamento fúnebre.
Ato III
Esperança acompanha Orfeu à entrada do Tártaro. Orfeu encontra Caronte, o guardião do Tártaro e barqueiro do rio Estige, que o atravessa após ouvir uma canção pungente e emocionada de sua lira. A canção da lira também adormece Cérbero, o cão de três cabeças guardião dos portões do Tártaro permitindo que Orfeu passe por ele.
Ato IV
Prosérpina, a rainha do Tártaro e esposa de Plutão, é comovida pela música de Orfeu e, com isso, Plutão, rei do Tártaro, deixa Eurídice ir. Mas Plutão só a libera com uma condição: que Orfeu não olhe para trás onde segue Eurídice. Plutão libera a amada de Orfeu. Assim Orfeu e sua amada Eurídice se retiram do Tártaro, para irem para a Terra, mas num momento de fraqueza humana, Orfeu olha para trás e vê o ombro de Eurídice. Então, sem tempo para começar a olhar o rosto de Eurídice, ela é fulminada e volta como fantasma para o Tártaro.
Ato V
Orfeu é consumido pela dor, e Apollo, o seu pai, vem do céu para levar seu filho, onde lá ele poderá ver para sempre a imagem de Euridice no céu, formada pelas estrelas.
Orquestração
Apesar da orquestração aqui apresentada, geralmente a instrumentação varia entre fontes (livros, manuscritos), e também varia com o seu executante.
1 flauta
1 regale
1 clarino
2 cravos
2 cornetas
2 órgãos de madeira
3 trombetas
4 trombones
Instr.: de cordas : 1 harpa, 2 violas, 2 guitarras, 2 contrabaixos, 10 violinos
Características
A obra começa com uma Toccata, exclusivamente instrumental, que adota um conjunto orquestral variado. Segue-se um prólogo que tem como fim, ao contrário do prólogo francês, captar a atenção do público e contrapor forças, como as qualidades e defeitos do ser humano. Contém 5 atos bem definidos a nível musical e ritornellos (interlúdios orquestrais que unificam a ação). Os coros (representam figurantes, como ninfas e pastores) realizam comentários à ação. Alterna árias, recitativos e arioso (invenção de Monteverdi que fica entre o recitativo e a ária). Uma obra que mostra a passagem do modalismo para a tonalidade, onde o baixo-contínuo é usado constantemente e o texto é soberano da música
Explicação: