A Online
QUESTÃO 2
O cortiço
Piedade ficou à janela. As trevas dissolveram-se afinal: uma claridade triste formou-se no nascente e foi pouco a pouco derramando-se no espaço.
E maldizia soluçando a hora em que saíra da sua terra; essa boa terra velha, como que enferma; essa boa terra tranquila, sem sobressaltos nem desvarios de juventude.
Lá Jerônimo seria ainda o mesmo esposo, silencioso e meigo; seria o mesmo lavrador triste e contemplativo, como o gado que à tarde levanta para o céu.
Maldita a hora em que ela veio! Maldita! Mil vezes maldita!
(AZEVEDO, A. O cortiço. SP: Scipione, 1995. P. 120. Adaptado. )
A palavra "Maldita!", negritada, mantém relação direta com o período anterior, porque
A)
caracteriza o termo "hora".
B)
completa o sentido de "veio".
C)
restringe o sentido de "ela".
D)
retoma o vocábulo "ela".
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão sobre o texto O cortiço é a letra A, caracteriza o termo hora.
A inserção da palavra no texto
“Maldita!”, palavra estilizada em negrito no texto, trata-se de um sintagma que age como constituinte imediato de “Maldita a hora em que ela veio!”, uma vez que caracteriza a “hora” e funciona enquanto um adjunto adnominal do termo, reforçando-lhe a maldição.
A letra B não é correta uma vez que a forma verbal “veio” é usada no texto com transitividade completa e, então, não precisa de outra palavra para completar seu sentido.
A letra C é incorreta porque a relação do vocábulo “Maldita!”, destacado no texto, faz-se com a palavra “hora”, que está indicando: a hora é Maldita. O pronome “ela” atua na sentença como sujeito da forma verbal “veio”, não restringindo de forma alguma. “Ela” (Piedade) veio de outra terra.
A letra D é faz-se incorreta uma vez que o referente do pronome “ela” no texto é “Piedade”, que julga maldita a hora em que saíra da sua terra.
Leia mais sobre análise semântica em: https://brainly.com.br/tarefa/21959200
#SPJ4