A onicocriptose é uma patologia que pode ser adquirida por fatores endógenos, quando a pessoa já nasce com deformidade no corpo da unha ou a adquire por fatores internos, e por fatores exógenos, quando o indivíduo nasce com uma unha sadia e adquire a onicocriptose por diversos motivos. Pacientes com patologias na região ungueal devem procurar profissionais da podologia para informações sobre a mesma, a fim de conquistarem uma resolução assertiva ao quadro clínico. Estas patologias apresentam características importantes, pois, é a partir da análise da patologia que vamos diagnosticá-las corretamente e tratá-las. Elaborado pelo professor, 2022. Órteses das unhas e dos Pés. Carlos Eduardo de Carvalho. Maringá - PR. : Unicesumar, 2021. Portanto, você como um dos profissionais da saúde responsáveis pelas doenças que podem acometer as unhas e pés, responda as perguntas a seguir: 1- Descreva quais são os fatores endógenos podem ocasionar a onicocriptose no paciente. 2- E agora, mencione os fatores exógenos que influenciam na saúde do paciente ocasionando a onicocriptose. 3- Cite as recomendações que devem ser seguidas para que o profissional consiga resolver este quadro clínico, as características do procedimento e outros detalhes do tratamento, como por exemplo, a quantidade de retornos que o paciente deverá ter até a completa cicatrização
Soluções para a tarefa
A respeito da onicocriptose (popularmente conhecida como "unha encravada"), a questão pede resposta para três perguntas, a partir dos conhecimentos adquiridos e que fazem parte do dia a dia de um profissional da saúde que atua com as doenças das unhas e dos pés.
1) Quais são os fatores endógenos que podem causar a onicocriptose?
A unha fica encravada quando uma de suas bordas, adentra a pele em volta dela, a medida em que cresce. O incômodo ao paciente ocorre por conta do aumento na pressão sobre a unha, que causa dor, inchaço, vermelhidão nos cantos das unhas, e em alguns casos, até surgimento de pus.
Como fatores endógenos que causam a onicocriptose temos:
- hipertireoidismo
- genética
- má formação ungueal
- excesso de transpiração
- má postura
- desidratação
2) E quais são os fatores exógenos?
Algumas pessoas nascem com as unhas saudáveis e adquirem onicocriptose em razão de fatores externos, ou exógenos, tais como:
- Uso de sapatos apertados ou de bico fino;
- Prática de esportes que causem trauma nas unhas dos pés, como corrida e futebol;
- Uso de meias muito apertadas ou sintéticas;
- Corte inadequado das unhas, com cantos arredondados.
3) Sobre medidas para resolver o quadro clínico
Caso o quadro clínico seja simples, a aplicação de algodão entre a unha e o leito lateral é suficiente para afastar a unha gradualmente e permitir o crescimento de forma mais confortável.
Em casos mais complexos, adotam-se as seguintes medidas:
- imersão dos pés em água quente para diminuir a inflamação
- retirada da espícula
- curativos antissépticos com ruptura da pele contendo pus
Para que o tratamento seja eficaz, é importante que o paciente retorne periodicamente para:
- limpeza;
- manutenção do corte correto;
- avaliação;
- instalação de órteses.
No entanto, em casos mais graves, o profissional deve encaminhar o paciente a um médico especializado.
Quer aprender mais sobre onicocriptose? Veja aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35625152
#SPJ4