História, perguntado por jeesrodriguees, 1 ano atrás

A ocupação da américa portuguesa intensificou-se a partir da década de 1530, com incentivo da coroa portuguesa a produção canavieira na colônia. quais motivos levaram os portugueses a escolher a cana como principal atividade a ser desenvolvida na américa?


Usuário anônimo: os holandeses foram os principais financiadores da cana no brasil com a ajuda de MAURICIO DE NASSAU um cara fodão q financiou tudo, levavam para moçambique e depois comercializava por toda a Europa. Mas como os Portugueses são retardados eles expulsaram os holandeses do Brasil e só 200 anos depois aqueles burros dos portugues começaram a entrar no Brasil.Durante esses 200 anos eles ficavam só no litoral. Então eles 200 anos depois decidiram entrar no meio do Brasil
Usuário anônimo: CONTINUAÇÃO...
Usuário anônimo: essas expedições foram chamadas de entradas ( expediçoes portuguesas ) e bandeiras ( expedições particulares ). CURIOSIDADE: o nome Bandeiras atualmente é usado na rodovia de São Paulo RODOVIA DOS BANDEIRANTES e na emissora de televisão BANDEIRANTES
jeesrodriguees: nossa muitíssimo obrigado me ajudo muito!
Usuário anônimo: ou agradece isso pro Renan Fernandes melhor Professor do mundo
jeesrodriguees: uma pena que nao seja meu professor!
Usuário anônimo: kkkk de nada

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
23
Prezada,

Foi a produção do açúcar um dos principais motivos e meios de promover a colonização / invasão do continente americano pelos portugueses.

Isso ocorreu devido a que, no início da colonização, havia uma enorme demanda por açúcar na Europa e pouquíssimo produto disponível. O açúcar era trazido das Índias, em viagens que duravam anos, mas os lucros astronômicos compensavam os grandes custos envolvidos.

Nesse sentido, os portugueses dominaram a técnica de cultivo da especiaria indiana mais lucrativa, a cana-de-açúcar, cultivando-a com sucesso nesses locais com base no trabalho de escravos africanos, nas ilhas da Madeira,  de Cabo Verde, e nas Canárias.

Dada a carência de civilizações no Brasil, de metais preciosos, os portugueses perceberam que o cultivo da cana-de-açúcar nas terras do litoral do nordeste seria um meio de viabilizar economicamente os enormes gastos envolvidos com o processo de colonização.

Assim, ser o dono de um engenho de açúcar equivaleria hoje a ser dono de um ou mais poços de petróleo, possibilitando que houvesse o início da colonização / invasão das terras que, no futuro, seriam o Brasil.

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
Perguntas interessantes