Um corpo de 5,0 kg de massa está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal, com a qual tem coeficiente de atrito estático de 0,50 e dinâmico de 0,30. Aplica-se, então, uma força horizontal F de 18 N de intensidade. Dado: g = 10 m/s 2 . Qual é a intensidade da força de atrito entre o corpo e a superfície de apoio?
.
E se F tivesse a intensidade de 33N, qual seria a aceleração do corpo?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Sabemos que a força de atrito estático e cinético é sempre contra o movimento e tem módulo igual a força norma (N) vezes o coeficiente de atrito cinético/estático.
Como a superfície é horizontal podemos afirmar que a força normal é igual a força peso, logo:
N = P
N = m*g
N = 5*10
N = 50 N
Se a força de atrito estático for maior que a força aplicada o atrito sobre o bloco será o estático. Se a força de atrito estático for menor que a força aplicada o atrito sentido pelo bloco será o cinético.
Nossa Força de atrito estático tem a seguinte magnitude:
Fate = N*0,5
Fate = 50*0,5 = 25 N
Nossa força de atrito cinético tem a seguinte magnitude:
Fatc = N*0,3
Fatc = 50*0,3 = 15 N
No primeiro caso a força aplicada é de 18 N, essa força é menor que a força máxima de atrito estático, logo nesse caso a força de atrito sobre o bloco será decorrente do atrito estático é terá uma intensidade igual a força aplicada, logo a força de atrito nesse caso será igual a 18N.
No segundo caso a força aplicada é maior que a força máxima do atrito estático, logo nesse caso o bloco sentirá o efeito do atrito cinético que é igual a 15 N .