A obra, “Os Lusíadas”, conta com episódios simbólicos, como o “Velho do Restelo” e “O Gigante Adamastor”. Para resumir o contexto no qual a obra foi produzida, listamos a seguir as suas principais características:
Renascimento: período em que a razão se sobrepõe à emoção/religião; Antropocentrismo: o homem é o centro do universo; Grandes navegações: descoberta de novos caminhos e terras (o Brasil, por exemplo, fora descoberto em 1500); Império Português Ultramarino: graças à expansão marítima, Portugal vive um período de riqueza.
De acordo com a obra “Os Lusíadas”, faça a associação das informações retiradas da obra contidas na coluna A com seus respectivos elementos epopeicos na coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Narrativa, em versos heroicos.
1. Ação
II. Viagem de Vasco da Gama à Índia.
Exposição da história portuguesa.
2. Herói / personagem
III. A ação mitológica (pagã) e cristã.
3. Maravilhoso
IV. Individual: Vasco da Gama.
Coletivo: povo português.
4. Forma
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Alternativas:
a)
I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.
b)
I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3.
c)
I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
d)
I – 4; II – 1; III – 3; IV – 2.
e)
I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4.
2)
Observe o trecho a seguir:
Pera servir-vos, braço às armas feito,
Pera cantar-vos, mente às Musas dada;
Só me falece ser a vós aceito,
De quem virtude deve ser prezada.
Se me isto o Céu concede, e o vosso peito
Digna empresa tomar de ser cantada,
Como a pres[s]aga mente vaticina
Olhando a vossa inclinação divina,
Ou fazendo que, mais que a de Medusa,
A vista vossa tema o monte Atlante,
Ou rompendo nos campos de Ampelusa
Os muros de Marrocos e Trudante,
A minha já estimada e leda Musa
Fico que em todo o mundo de vós cante,
De sorte que Alexandro em vós se veja,
Sem à dita de Aquiles ter inveja.
Com base nas cincos partes que a obra “Os Lusíadas” é dividida, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O trecho apresentado, Canto X, é um “epílogo”.
PORQUE
II. Além de fechar a obra, contém as críticas e tem tom pessimista e critica a decadência do país.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3) “O Uraguai”, poema épico do mineiro Basílio da Gama (1741-1795) – apesar de não seguir à risca as características d’Os Lusíadas, como divisão e métrica – destaca-se por sua forma, uma vez que é composto por metade disso, ou seja, apenas cinco cantos. Seus versos são brancos e não há divisão em estrofes. Observe um resumo da estrutura do poema:
1377 versos decassílabos (dez sílabas poéticas em cada linha); Os versos são brancos (sem rima); Cinco cantos; Ausência de estrofação.
A obra “O Uraguai”, conforme apresentado, possui cinco cantos, os quais são descritos a seguir:
1. Encontramos o campo de batalha coberto de destroços e corpos (indígenas em sua maioria). Em uma volta ao tempo, apresenta também um desfile do exército luso-espanhol, comandado por Gomes Freire de Andrada.
2. Há o encontro entre Sepé e Cacambo e o comandante português às margens do rio Uruguai. Como não chegam a um acordo, há um combate entre índios e as tropas, e os primeiros são derrotados. Nessa batalha, Cepé morre.
3. Coloca os jesuítas como responsáveis pelo massacre dos índios feito pelas tropas. Trata-se de uma opinião do autor, a qual agrada o Marques do Pombal.
4. Sapé aparece em sonho a Cacambo e, nessa aparição, sugere o incêndio do acampamento inimigo. A empreitada dá certo, mas Cacambo é assassinado traiçoeiramente.
5. Acontece a marcha das forças armadas sobre a aldeia. Aí se prepara o casamento de Baldeta e Lindoia, a qual prefere a morte ao casamento.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das descrições apresentadas, conforme são apresentados na obra “O Uraguai”:
Alternativas:
a)
2 – 1 – 5 – 3 – 4.
b)
1 – 2 – 4 – 5 – 3.
c)
5 – 4 – 3 – 1 – 2.
d)
3 – 5 – 2 – 4 – 1.
e)
4 – 3 – 1 – 2 – 5.
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