A obra de Gilberto Freyre, Casa-grande e senzala, foi objeto de uma ampla recepção. Sua acolhida foi tão favorável quanto crítica. Seus críticos “acusaram-no” de criar um “mito da democracia racial” no Brasil. Qual das alternativas a seguir está de acordo com as críticas dirigidas a Freyre sobre o “mito da democracia racial”? A) O “mito da democracia racial” criado por Freyre consiste em afirmar que no Brasil as raças estão em constante luta por espaço no mercado de trabalho. B) O “mito da democracia racial” criado por Freyre consiste em ocultar a violência que perpassava a relação miscigenada entre negros e brancos no período colonial do Brasil. C) O “mito da democracia racial” criado por Freyre tem por base a afirmação de que os índios eram mais trabalhadores que os escravos no Brasil colônia, porém não adaptados ao ritmo da produção. D) O “mito da democracia racial” criado por Freyre afirma que brancos e indígenas tem uma convivência pacífica no Brasil atual. E) O “mito da democracia racial” criado por Freyre consiste na afirmação de que negros e indígenas viviam em constante conflito no Brasil colônia.
Soluções para a tarefa
Em relação as criticas de Freyre ao “mito da democracia racial”, a alternativa correta é:
B) O “mito da democracia racial” criado por Freyre consiste em ocultar a violência que perpassava a relação miscigenada entre negros e brancos no período colonial do Brasil.
Para Freyre, o racismo não existe no Brasil, ou ao menos não tem importância social e não deve ser levado em consideração na construção da sociedade, ele ocultava toda a violência do escravagismo.
Freyre escreveu um livro chamado de "Casagrande e Senzala" aqui ele tentava fantasiar um Brasil escravagista onde os negros não sofriam nenhum problema, não sofriam com a violência e nem foi gerada um dano histórico gigantesco que atinge os descendentes dos povos africanos até os dias de hoje.
Espero ter ajudado!