a) O senado no Brasil é bastante distinto do período romano. Pesquise quais são as suas atribuições na atualidade e quais seriam na Roma Antiga.
b) Pontue as diferenças entre o senado brasileiro e o romano.
c) É possível, mesmo com as diferenças apontadas, notar um legado do sistema romano na atualidade? Explique.
Soluções para a tarefa
a) Na atualidade, o papel do Senado brasileiro é criar leis e fiscalizar as ações tomadas pelo chefe do Poder Executivo (Presidente da República). Desse modo, são agentes políticos eleitos pelo povo e que possuem caráter de legisladores.
b) Basicamente, o papel dos senadores da Roma Antiga era baseado na criação de leis gerais e aconselhamento sobre as ações que deveriam ser tomadas pelo grande imperador. Dentre os principais temas que eram aconselhados pelos senadores, podemos citar: guerra, compra de alimentos e aplicação dos impostos.
No Brasil, o senado é formado por políticos experientes (com idade igual ou maior do que 35 anos) responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização das ações realizadas pelo chefe do Poder Executivo.
c) Sim, é possível notar que o grande legado do senado romano é representado pela influência (na criação de leis e tomada de decisão) que esses membros possuem sobre o Poder Executivo.
Espero ter contribuído!
a) O senado Brasileiro se distingue no romano pelo fato de que o Brasileiro é feito pela democracia popular direta, onde as pessoas elegem quem vão representa-las, já no senado Romano era diferente, as pessoas participantes eram de famílias nobres e ricas.
Podemos citar que tanto o senado brasileiro atual e o senado romano são feitos para fiscalizar, organizar e "aconselhar" a população de determinadas questões sociais, econômicas e filosóficas.
b) As principais diferenças entre o senado romano e brasileiro é a questão da maneira que os representantes chegam ao poder.
No senado romano ele era o maior órgão de todos, responsável pela administração e decisões econômicas, já no Brasileiro não se trata disso, se trata mais de fiscalizar as leis e aprovar projetos.
c) Sim, sem dúvidas o legado do senado romano continua até hoje em dia, afinal, se reunir, debater e entrar em consenso é algo atemporal, que começou no senado romano e toma proporções até hoje em dia.
Afinal, o senado é um meio de debater ideias que serão importantes para uma toda sociedade, portanto, é mais que importante que isso se perpetue.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13476658
Saiba mais em² : https://brainly.com.br/tarefa/29124687