a) O que você sabe a respeito do continente africano?
b) Você já ouviu falar no Egito Antigo? O que você sabe sobre essa civilização?
c) Repare na Imagem 2. Observe que o Egito Antigo era composto por desertos e que em sua
geografia ganha destaque o Nilo, que é o rio mais extenso do mundo. No contexto do Egito
Antigo, qual seria a importância do rio Nilo?
d) Ainda sobre o rio Nilo, observe que as comunidades que compunham o Egito Antigo estavam
localizadas nas margens do rio. Elabore hipóteses que possam justificar a organização dessas
comunidades nas margens do rio.
Soluções para a tarefa
a. O que você sabe a respeito do continente africano é que trata-se de um imenso território no qual há uma grande biodiversidade, muitas riquezas naturais e diversidade cultural e étnica, mas ele também sofre com conflitos militares e baixo desenvolvimento socioeconômico em vários de seus países.
b. Certamente você já ouviu falar no Egito Antigo, sendo que essa civilização é da Idade Antiga, foi revolucionária do ponto de vista científico, tecnológico e cultural, com grande desenvolvimento científico para a época.
c. Foi fundamental a importância do rio Nilo para o Egito Antigo, visto que ele propiciava água para a agricultura, possibilitando o desenvolvimento das cidades, além de que, em sua cheia, ele deixava as terras mais férteis para a agricultura.
d. As antigas comunidades surgiram em volta do Nilo para suprir as necessidades de água, tanto para consumo quanto para a produção de alimentos e criação de animais.
a) O continente africano é conhecido por sua grandeza geográfica e cultural, bem como por ser um triste retrato das políticas de invasão e colonização desenvolvidas pelos países europeus.
A África é o terceiro maior continente do mundo em extensão territorial e ocupa o segundo lugar na lista dos continentes mais populosos do mundo. É um continente conhecido por suas exuberantes florestas tropicais e contrastantes desertos, além das ricas jazidas.
Infelizmente o continente também é reconhecido pelo triste quadro de subdesenvolvimento observado em alguns países. Tais condições foram consequências das políticas imperialistas europeias na região, alimentando a desigualdade social, a violência e a destruição de recursos naturais.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/38353577
b) A civilização egípcia do período do Antigo Egito foi uma das mais notórias civilizações antigas do mundo, com grande desenvolvimento religioso e arquitetônico.
Os povos egípcios são reconhecidos ao longo da história pelo desenvolvimento da sociedade, principalmente no quesito arquitetônico, uma vez que deixaram como legado pirâmides que mesmo hoje intrigam especialistas em edificações e historiadores.
Além disso os egípcios possuíam uma grande desenvolvimento da agricultura, pilar econômico da civilização. Sua religião também era bem desenvolvida, com narrativas complexas e rituais que se misturavam com os mais variados aspectos da vida privada e pública.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/48283612
c) O rio Nilo foi o grande possibilitador do desenvolvimento em larga escala vivenciado pela civilização do Egito Antigo, devido à criação de regiões férteis em meio aos desertos.
Apesar da paisagem local ser majoritariamente desértica, a civilização egípcia foi capaz de se desenvolver amplamente tendo a agricultura como base de sua economia. Isso devido à presença do rio Nilo, que em suas cheias inundava parte de suas margens.
Além das áreas férteis criadas pelas altas do rio, a população egípcia também utilizava suas águas para alimentar sistemas de irrigação baseados na construção de canais e de diques para o armazenamento da água excedente nos períodos de cheia do Nilo.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9792655
d) As comunidades do Egito Antigo se organizavam às margens do rio Nilo devido a sua relevância para o desenvolvimento econômico da região, que era baseado na agricultura das terras próximas ao rio.
As margens do rio Nilo eram áreas de grande fertilidade que se destacavam em meio ao cenário desértico da região. Essa condição natural da região permitiu que a civilização egípcia passasse por uma grande ascensão baseando-se na agricultura.
Deste modo, as comunidades que se desenvolviam na região buscavam manter as proximidades com as margens do rio Nilo, a fim de ocupar áreas em que a terra fosse fértil e possibilitasse grandes produções. As áreas mais afastadas também recebiam água através de irrigação.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18783744