História, perguntado por Matheusw31, 4 meses atrás

a) O que você compreende por desigualdade social? De exemplos de seu cotidiano.

b) Quais grupos socials, na contemporanodade, possuem menores condições de acesso a di reitos garantidos pela Constitucção de 1958 6 a uma cidadania plena? Há relação com a forma como nosso país foi constituído ao longo de nossa história? Justifique.

c) Quais relações podem ser estabelecidas entre "mão de obra escrava, divisão latifundiária da terra, patrimonialismo" e nossas desigualdades sociais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabisilvalima2019
1

a) A desigualdade social é a diferença existente entre as classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. Limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.

b) A desigualdade envolve grupos minoritários étnicos, nacionais, sociais e de gênero, como negros, indígenas e pessoas com baixa renda. Sim. Vivemos os resquícios do racismo europeu colonizador que refletem ainda na composição de nossa sociedade, atribuindo ao homem branco privilégios e excluindo as demais etnias, como negros e indígenas.

c) Essa mão de obra barata não encontra alternativa a não ser a de se sujeitar a receber baixos salários, o que, em termos gerais, acaba configurando a origem da miséria em todo mundo. Escravizados, indígenas e outras pessoas que não tinham acesso legal à terra conseguiam direito sobre ela por meio da posse — o que não garantia, nem de longe, as mesmas liberdades de uso e venda dos proprietários. Algumas dessas ocupações viriam futuramente a se tornar os quilombos.

Explicação:

Espero ter te ajudado ت

Perguntas interessantes