História, perguntado por gilvictor253, 9 meses atrás

a) O que são monarquias centralizadas?
b) Como se deu o processo de ascensão dos reis e, consequentemente, queda do poder os se-
nhores feudais?
c) Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder nas mãos do rei?
d) De que maneira os comerciantes contribuíram para fortalecer o poder do rei?
e) Quais eram os benefícios, do ponto de vista político e econômico, do processo de criação dos
Estados Nacionais euroneus?​

Soluções para a tarefa

Respondido por laraa2037040
10

oi td bem?

A) Uma Monarquia centralizada é basicamente um Regime de Governo onde o poder está centralizado nas mãos do rei, ou seja, ele detém o poder sobre praticamente todas as decisões em seu reino, sendo a autoridade máxima em toda sociedade.

B) O processo se deu de modo que as duas coisas estavam intimamente ligadas: o aumento do poder político central (o poder dos reis) se deu em detrimento do poder político local (o dos senhores feudais).

C) A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

D) comerciantes contribuíram para fortalecer o poder do rei, visto que a atividade exercida pelos mesmos gerava empregos, renda e altos impostos pagos às coroas, de modo que isso gerava dinheiro e poder para os reis, que mantinham exércitos e uma estrutura administrativa estatal.

E) Do ponto de vista da política, a formação de Estados Nacionais servia para organizar as forças sociais em conflito, em especial no contexto da transição das bases econômicas da agricultura para o comércio, que marcou o período imediatamente anterior ao fortalecimento das Monarquias Nacionais, que formariam os Estados.

espero ter ajudado

bom estudos!


geovanarodrigues2106: Obgd me ajudou dms
Perguntas interessantes