a-o que foi a contrarreforma? b-Quais eram as características principais dessa reforma? c- O que foi o Concílio de Trento d- Cite três decisões que ficaram estabelecidas no Concílio de Tenro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- A Reforma Católica, antes chamada Contrarreforma, é um movimento católico que culminou em 1545 com o Concílio de Trento. A reativação da Inquisição e o fortalecimento da Companhia de Jesus caracterizam esse acontecimento histórico. B- As principais características da Contra-reforma foram o combate à heresia, com a retomada do Tribunal do Santo Ofício; a proibição de livros, e uma campanha para catequização na América, decisões firmadas em 1545. C- Concílio de Trento consiste na reunião das principais autoridades eclesiásticas para deliberar sobre assuntos doutrinais. D- Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.
Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e idéias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com idéias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.
Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta.
Explicação:
Resposta:
Explicação: