a) O processo de desenvolvimento industrial levou à divisão entre proprietários e trabalhadores, como as
fontes analisadas retratam essa realidade?
b) Qual o contexto de produção do mural de Diego Rivera A Indústria de Detroit? Como a obra ilustra o
trabalho realizado na montadora de automóveis? De que forma os operários são retratados? Existem
críticas na obra, no que concerne ao tipo de trabalho imposto? Explique.
c) Quais as principais teorias explicitadas no texto de Taylor (fonte 3) para que a indústria tivesse maior
produtividade?
d) É possível estabelecer uma relação entre os trabalhos realizados pelos operários, representados pelos
murais, e o método científico de Taylor para a produção fordista? Haveria precarização nas relações de
trabalho e desumanização dos operários nesse tipo de modo de produzir? Justifique.
Soluções para a tarefa
a) As fontes analisam essa situação por meio das precárias condições de trabalho que os proletariados são submetidos e a baixa remuneração.
b) O contexto da obra foi o grande crescimento da indústria automobilística em Detroit. A obra ilustra o modo de trabalho dos operários no sistema de esteiras de montagem e produção das peças dos carros. Nessa arte, pode-se ver o modo como os trabalhadores estão amontoados e sem posições confortáveis de trabalho, sendo também uma crítica a essas condições de trabalho.
c) Taylor sugeriu a individualização das tarefas executadas por cada trabalhador, supervisão contínua da produção e treinamento dos operários
d) Sim, há uma relação entre as duas obras, onde cada trabalhador executa uma única função. Há a precarização do trabalho por forçar o operário a um trabalho como o de uma máquina.
A indústria e modelos de produção
A indústria surgiu na Inglaterra no século XVIII, com a introdução de máquinas no sistema de produção, movidas pela queima do carvão. Posteriormente, a industrialização chegou a diversos países, transformando as relações de trabalho e as formas de produção.
O modelo Fordista foi um dos primeiros a ser implementado na indústria americana, onde o principal foco era na introdução de esteiras de produção, onde o trabalho ficaria uma posição fixa durante todo o processo produtivo, a fim de aumentar a produtividade. Posteriormente, surgiu o modelo taylorista, que sugeria que cada trabalhador executasse uma única função, além de que houvesse uma fiscalização contínua da produção.
Aprenda mais sobre o Taylorismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6089987
#SPJ2