(A) O movimento tenentista tinha como principal bandeira a implantação de uma república parlamentarista, com grande autonomia dos Estados, voto secreto e criação de uma legislação trabalhista. (B) Dentre as raízes do movimento estão os conflitos entre Hermes da Fonseca (na época ocupando o cargo de presidente do Clube Militar) e o candidato representante do café-com-leite, Arthur Bernardes. (C) Os tenentes lutavam à favor da manutenção das oligarquias de MG e SP e das políticas de valorização do café, sendo duramente perseguidos com a ascensão de Vargas ao poder em 30. (D) O movimento tenentista tinha como objetivo conter a ameaça da Intentona Comunista, durante o governo de Getúlio Vargas em 1935. (E) Os tenentes foram reprimidos após a Revolta dos 18 do forte e só voltaram a se manifestar politicamente em 1930, em apoio à candidatura de Getúlio Vargas.
Anexos:
gabizinhaigles:
Alguém sabe inglês aí
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre o movimento tenentista, a resposta certa é a:
. (E) Os tenentes foram reprimidos após a Revolta dos 18 do forte e só voltaram a se manifestar politicamente em 1930, em apoio à candidatura de Getúlio Vargas.
Isso porque o referido movimento ocorreu na década de 20 sendo encabeçada por jovens tenentes que faziam parte do exército brasileiro e que tinham por objetivo implementar melhores condições de vida dentro dos quarteis.
Veja que nessa época esses jovens estavam muito insatisfeitos com a condições política no Brasil que comanda pelos barões do café e do leite que se revezavam no poder.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás