ENEM, perguntado por BrainlyTeam, 6 meses atrás

a) O conto acabou. Gostou ou se sentiu decepcionado? Escreva a sua opinião a respeito do final. Para ajudá-lo na reflexão, pense de que forma o mundo é visto no conto.

b) Transcreva trechos do conto que comprovem as afirmativas abaixo:

I. O narrador pode projetar uma imagem do leitor dentro da narrativa e conversar com esse leitor.

II. O conto ""Cantiga dos Esponsais"" é narrado em terceira pessoa. O narrador conhece todos os pensamentos do mestre Romão e os apresenta ao leitor. Repare que o mundo possível construído pelo narrador do conto está fora dele mesmo e, em ""Cantiga dos Esponsais"", é um retrato do mundo real.
No conto que lemos, o espaço tem grande importância para entendermos melhor a personagem principal, o mestre Romão.

c) Responda às questões a seguir:

I. Como é o espaço em que vive o mestre Romão? Descreva-o

II. E o temperamento de mestre Romão, como é? Descreva-o.

III. Relacione o temperamento de mestre Romão quando não está regendo missa com o espaço em que vive (o que há de comum entre os dois?).

IV. Pense agora em você: há alguma relação entre o espaço em que vive e a sua personalidade? Muitas narrativas iniciam localizando os acontecimentos no tempo, apontando a data em que os fatos supostamente aconteceram. Era uma estratégia muito usada, principalmente no século XIX, para dar uma sensação de verdade ao texto, como se o narrador quisesse nos convencer a acreditar que a narrativa tinha de fato acontecido com alguém.

d) Pense agora um pouco sobre o tempo no conto ""Cantiga de Esponsais"".

I. Em que ano ocorre a narrativa? Se os acontecimentos são uma invenção de um mundo possível imaginado pelo narrador, por que se pôs a data no texto?

II. Qual a duração do tempo cronológico dos acontecimentos desde a missa cantada até a morte de mestre Romão?

III. Na parte final do conto, mestre Romão está muito aflito. Ele tenta compor a cantiga, mas a inspiração não vem. Nesse momento, o narrador se demora, contando com detalhes tudo o que está acontecendo. O ritmo é lento, como a sensação de angústia de mestre Romão. Ao assim fazer, o narrador está valorizando o tempo cronológico ou o psicológico? Explique.

#LivroDoEstudanteENCCEJA

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por julialiri
1

I) a) Pode-se avaliar que o conto promove surpresa ao leitor, pois descreve uma das festas antigas da Igreja do Carmo, contudo ao final revela que gostaria de destacar a cabeça do senhor que rege a orquestra.

b) Pode-se considerar os seguintes trechos:

  1. "Imagine a leitora que está em 1813, na igreja do Carmo, ouvindo uma daquelas boas festas (...)".
  2. "Não lhe chamo a atenção para os padres e os sacristães (...)"

O primeiro gera interlocução direta com o leitor por meio dos fragmentos "imagine" e "não lhe chamo".

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/19045074

II) É possível considerar as seguintes respostas:

  1. Ao supor que o mestre vive na Igreja do Carmo, o espaço é cheio de boas festas, bonitas senhoras que frequentam o espaço e repleto de música e entretenimento.
  2. O temperamento do mestre pode ser avaliado como rígido, pois esse organiza uma orquestra inteira para a realização da festa.
  3. O espaço em que o Mestre Romão rege a missa promove neste maior responsabilidade em lidar com a administração da orquestra para garantir qualidade à festa é promovida na igreja.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/4866184

IV)  Deve-se considerar que o espaço e suas dinâmicas de funcionamento influenciam a composição da identidade do indivíduo. Portanto, sim, o espaço exerce influência na personalidade.

d) 1. Segundo o conto, a narrativa ocorre no ano de 1813. A data foi colocada para reforçar o pertencimento da narrativa em questão ao contexto histórico de 1813.

2. Para a resposta deve-se considerar se a questão traz mais alguma informação sobre a data específica de morte de mestre Romão.

3. O autor está valorizando o tempo psicológico, pois enfoca na noção de temporalidade presenta na mestre de Mestre Romão. Esta temporalidade possui características próprias, as quais dependerão do estado psicológico do personagem. Assim, pelo mestre estar aflito, a narrativa passa a ser mais lenta e mais detalhada.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/31053670

Anexos:
Perguntas interessantes