A notícia tem como objetivo principal a transmissão objetiva de fatos relevantes para a sociedade. Apesar disso, é possível notar com frequência uma apreciação subjetiva dos fatos noticiados, os quais são moldados pela ótica da linha editorial do veículo que os divulga. Tendo em vista que os textos I e II são recortes de primeira página de jornais diferentes, avalia-se que
a) o texto II tem como propósito essencial destacar a irresponsabilidade envolvida no acidente por meio do vocábulo “clandestino”.
b) o texto II tem como objetivo primordial chamar a atenção do leitor a partir de fornecimento de detalhes sobre o perfil dos acidentados.
c) os textos I e II têm abordagem equivalente dos fatos noticiados que se revela através de fotografias semelhantes do acidente.
d) os textos I e II têm enfoque similar que se evidencia por meio da apresentação das mesmas informações acerca do acidente.
e) o texto I tem como finalidade principal destacar o acidente dando ênfase à causa que levou à ocorrência da tragédia.
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: A
Os dois veículos de comunicação apresentam, em suas manchetes, diferenças na abordagem do fato que mostram visões diferentes de cada uma das coberturas feita do mesmo fato.
Fica evidente que o texto II pretende gerar um maior impacto no leitor por meio do apontamento da irresponsabilidade, apresentando o acidente quase como um crime ao trazer a palavra “clandestino” e outros detalhes como a fuga do motorista.
A alternativa correta é a letra: A ) o texto II tem como propósito essencial destacar a irresponsabilidade envolvida no acidente por meio do vocábulo “clandestino”.
Vamos aos dados/resoluções:
Os dois veículos de comunicação apresentam, em suas manchetes, diferenças na abordagem do fato que mostram visões diferentes de cada uma das coberturas feita do mesmo fato.
Porém fica evidente que o texto II pretende gerar um maior impacto no leitor por meio do apontamento da irresponsabilidade, apresentando assim, o acidente em específico, quase como um crime ao trazer a palavra “clandestino” e outros detalhes como a fuga do motorista.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)