Direito, perguntado por DBarreto8345, 2 meses atrás

A norma jurídica é um comando, um imperativo dirigido às ações dos indivíduos. Nossa eficácia está diretamente ligada à capacidade de observação constante do comportamento organizacional, de forma sistêmica e objetiva, isto é, conseguindo vê-lo como um todo, suas partes e as ligações entre elas, e tudo isto de forma descontaminada dos nossos valores e preconceitos. Cada organização é diferente da outra, como cada pessoa é diferente da outra. Entretanto, da mesma forma que as pessoas, elas possuem características constantes que nos permitem prever suas reações, bem como possuem padrões comuns entre si, o que nos permite sistematizar um referencial para compará-las, neste sentido o ordenamento jurídico nos traz uma garantia de melhor aproveitamento e segurança das leis. NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao Estudo do Direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 14ª Edição. Revista e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2017. Com base nos estudos referente a teoria da norma social e jurídica, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Podemos dizer que fazer a norma jurídica é um processo complexo, influenciado por vários fatores interdependentes como, por exemplo, a trajetória dos indivíduos e sua cultura organizacional. PORQUE II. É necessário entender que a norma jurídica, além de acompanhar o contexto de cada organização, envolve compreender os indivíduos que tenham relações com a sociedade. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) As asserções I e II são proposições falsas

Soluções para a tarefa

Respondido por JLFagundez
1

Em relação aos estudos sobre a teoria da norma social e jurídica, podemos destacar a alternativa B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Normas jurídicas

O processo de elaboração de normas jurídicas faz parte da atividade legislativa. A democracia assume que seus representantes podem produzir normas que refletem a moral da sociedade.

Para isso, o contexto social de interação e organização desse lugar precisa ser acompanhado de normas, por isso precisamos ter uma ideia das complexidades e interesses relacionados dessa sociedade.

As normas morais são "prescritas" pela sociedade e geralmente se baseiam nas religiões, costumes, costumes das pessoas, ou uma mistura de ambos. Não há sanções legais para normas morais, mas sanções sociais.

No Brasil, por exemplo, a negação do adultério, a ideia de que é errado mentir e a ideia de que se deve cumprir o dever são normas morais.

Por outro lado, o estado de direito é aquilo que se torna lei para que aqueles que infringem a lei sejam legalmente sancionados (punidos de acordo com ela). As normas legais são, por exemplo, proibições contra assassinato, roubo e poligamia.

Leia mais sobre normas jurídicas em: https://brainly.com.br/tarefa/52716303

#SPJ4

Perguntas interessantes