A noção de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é geralmente identificada com as políticas econômicas implementadas por governos social-democratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulações teóricas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidadãos padrões de vida mínimos, por meio de políticas fiscais, sociais e de redução das desigualdades econômicas. Políticas dessa natureza também têm sido implementadas no Brasil. 1. Assinale a opção correta. *
1 ponto a) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
b) Após a Revolução de 1930, o governo federal tomou uma série de medidas de caráter social. Estas, entretanto, não podem ser classificadas como componentes de um Estado de Bem-Estar Social porque não beneficiavam a população rural.
c) A adoção de políticas que caracterizam um Estado de Bem-Estar Social foi tardia em relação a países como Estados Unidos e Alemanha porque a natureza agroexportadora da economia brasileira foi empregada como justificativa ideológica para a suposta impossibilidade de implantação de um Estado de Bem-Estar Social no País.
d) A seguridade social pública, uma das características essenciais dos Estados de Bem-Estar Social, foi ampliada gradualmente no Brasil ao longo do século XX. A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros.
Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia. I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário e aos impostos sobre importação e exportação; II – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países-membros; III – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; IV – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
2. Assinale a alternativa correta. * 1 ponto
a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
2- d) Todas as afirmativas são verdadeiras
Explicação:
1- As políticas de Bem Estar Social, geraram uma melhor qualidade de vida, aumentando a expectativa e gerando um envelhecimento populacional, tal fato passou a colapsar os Estados de Bem-Estar Social.
2- I – Verdadeiro – Com a União Europeia, as questões básicas do campo judiciário europeu (como o fim da pena de morte e outras questões) são padronizadas entre os países-membros. Além disso, o sistema de exportação e importação é alinhado.
II – Verdadeiro – Talvez o principal fator de criação da União Europeia seja justamente a implementação do livre comércio entre os membros.
III – Verdadeiro – Um dos princípios básicos para o ingresso de um país na União Europeia é o combate às desigualdades sociais, pois esse problema não é interessante para a dinâmica econômica e comercial local.
IV. Verdadeiro – Principalmente através da adoção do euro como moeda principal, há uma preocupação em diminuir os desníveis econômicos no continente europeu.
Respostas do dia 28/06/2021
Ciências | 9º Ano | Aula 43 | 1- A 2- B
Geografia | 9º Ano | Aula 43 | 1- A 2- D
Inglês | 9º Ano | Aula 29 | 1- D 2- A
Português | 9º Ano | Aula 72 | 1- C 2- B
Matemática | 9º Ano | Aula 73 | 1- C 2- A
Espero ter ajudado <3
1) Com base no tema Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social, a alternativa correta é: A) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social – processo denominado de crise fiscal – que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
Isso ocorre porque os programas da Seguridade Social contribuíram ativamente para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Atualmente, esses programas são representados por: Saúde, Previdência Social e Assistência Social para os mais necessitados.
Nesse sentido, muitos países têm passado por crises fiscais que são causadas por conta da continuidade dos programas da Seguridade Social. Dessa forma, a qualidade de vida tem aumentado cada vez mais e, consequentemente, é um fator social que contribui para o desequilíbrio das contas do Estado.
2) Sobre o tema objetivos da União Europeia, é correto o que se afirma na letra: D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Todas as assertivas estão corretas. A União Europeia é um bloco econômico formado por 28 países da Europa, onde podemos dar destaque para as seguintes super potências: França, Alemanha, Itália e Reino Unido (que ainda não saiu).
Qual é o objetivo da União Europeia?
O objetivo deste bloco é fortalecer a circulação de capitais, bens de consumo e pessoas entre os países membros.
Nessa dimensão da realidade, a União Europeia tem interesse nos seguintes temas:
impostos sobre importação e exportação:
criação e manutenção de condições de livre comércio entre os países-membros;
redução das desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
incentivo ao desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
Aprenda mais sobre esses temas em:
https://brainly.com.br/tarefa/25319943
Força e Honra!