História, perguntado por claudineilima1969, 1 mês atrás

A noção de que há disputas em torno da produção e reprodução do que se pensa sobre algo ou alguém é central também em Diferença, diversidade, diferenciação, de Avtar Brah (2006). Nesse artigo, ao fazer uma revisão nos debates feministas, volta-se para uma compreensão mais sofisticada da ideia de diferença nos movimentos sociais e, ao mesmo tempo, para um exame crítico dos diversos essencialismos a que esses movimentos estiveram submetidos. Desse modo, apresenta como essas diferenças, dentro de um mesmo movimento contestatório (no caso dela, o feminista), constituídas como essenciais, fixas e em oposição umas às outras, podem ser vistas “[...] como campos historicamente contingentes de contestação dentro de práticas discursivas e materiais”. (BRAH, 2006, p. 331) Assim, Brah (2006) inicia a sua exposição tratando da categoria “negro” que, na Grã-Bretanha do Pós-Segunda Guerra Mundial, abarcava tanto africanos-caribenhos, quanto sul-asiáticos, ou seja, pessoas com características físicas pouco equivalentes, mas que, no entanto, eram identificadas igualmente como “niggers”. Considerando este excerto a respeito da relação entre identidade e diferença no caso mencionado por Avtar Brah (2006), leia atentamente as seguintes afirmações:

I - Segundo a autora, algumas identidades não são produzidas pelas semelhanças entre aqueles que partilham dela, mas sim nas afinidades que se formam por uma mesma situação de preconceito e exclusão.

II - Para Brah (2006) a construção da identidade do grupo que estuda se deu, primeiramente, através da raça, como princípio produtor a semelhança; em outras palavras, “raça” foi o critério para estabelecer quem era inglês e quem não o era.

III - Segundo a autora, o conceito de “negro” tornou-se uma categoria política para aqueles que eram alvos desse tipo de preconceito, unindo-os em torno de um mesmo movimento que lutava por um mesmo objetivo.

É VERDADEIRO o que se afirma em
a. II, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. I e III, apenas.
e. III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ingridseguros
2
alternativa C pois está tudo bem claro na pergunta

oliveiraoliveiras: a sentença II está errada... como princípio produtor de DIFERENÇA e não a semelhança como está colocado.
Respondido por oliveiraoliveiras
7

Resposta:

d. I e III, apenas.

Explicação:

Perguntas interessantes