A noção de “patrimônio cultural” foi criada em meados do século XX, e foi se transformando ao longo do tempo. Leia a definição a seguir, elaborada por Canclini (1994, p. 99). “O patrimônio cultural – ou seja, o que um conjunto social considera como cultura própria, que sustenta sua identidade e o diferencia de outros grupos – não abarca apenas os monumentos históricos, o desenho urbanístico e outros bens físicos; a experiência vivida também se condensa em linguagens, conhecimentos, tradições imateriais, modos de usar os bens e os espaços físicos.” Sobre essa definição, são feitas as seguintes afirmações: I – Trata-se de uma definição ampliada, que engloba bens imóveis, mas também o chamado patrimônio imaterial ou intangível. II – É uma definição que reitera a supremacia das construções arquitetônicas e dos monumentos históricos como patrimônios culturais por excelência. III – Trata-se de uma definição que ignora o uso do patrimônio como forma de construir uma identidade específica. Qual(is) está(ão) correta(s)?
Soluções para a tarefa
Resposta:I – Trata-se de uma definição ampliada, que engloba bens imóveis, mas também o chamado patrimônio imaterial ou intangível.
Explicação:
Com relação ao conceito de Patrimônio Cultural exposto pelo trecho, é certo afirmar que trata-se de uma definição que engloba bens materiais e imateriais. Portanto, apenas a afirmativa I está correta.
Contextualizando o conceito de Patrimônio Cultural
A asserção II está incorreta porque pressupõe uma supremacia de estruturas arquitetônicas no âmbito do reconhecimento como Patrimônio Cultural. Isso não é verdade, pois línguas, costumes, e diversas manifestações culturais imateriais são consideradas como patrimônios.
A asserção III é incorreta porque entra em contradição ao afirmar o sentido contrário dos conceitos expostos no texto, que na verdade corroboram os Patrimônios Culturais como maneiras importantes de constituir uma identidade cultural.
Saiba mais sobre Patrimônio Cultural em https://brainly.com.br/tarefa/53673455
#SPJ2