História, perguntado por 111482507, 4 meses atrás

a nobreza tinha ambição de disputar os mercados comerciais com a burguesia ?? me ajudem​

Soluções para a tarefa

Respondido por danielrochadesantana
0

Resposta:

burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

No modelo feudal, quando o poder político não era centralizado, cada senhor feudal era responsável apenas pela segurança interna do feudo, de modo que a segurança das estradas acabava sendo precária, o que representava riscos e perdas comerciais para os comerciantes.

Além disto, com a centralização se extinguiriam as taxas alfandegárias (impostos que eram cobrados na entrada e na saída da mercadoria de cada feudo), tornando o comércio bem mais lucrativo.

Explicação:

Respondido por edercesarcarv
0

Resposta: Não. Na verdade,  a classe burguesa, que começava a conquistar uma posição econômica importante na sociedade, apoiou a centralização do Estado por sentir-se prejudicada pela nobreza feudal.

Embora fosse a classe social economicamente dominante e responsável pelo sustento do Estado (uma vez que nobreza e clero não pagavam tributos); a burguesia ainda não era a classe social privilegiada. Boa parte dos ganhos da classe burguesa eram destinados ao sustento da nobreza e do clero. Além disso, a monarquia colocava empecilhos ao desenvolvimento capitalista, pois estabelecia limites ao livre comércio e priorizava a atividade agrícola.

Explicação:

Perguntas interessantes