Português, perguntado por micaelly3l, 1 ano atrás

a) no cartum, a forma do verbo fazer, no plural, está adequada ou inadequada? justifiqueb) leia o quadro ao lado, depois releia a tirinha e responda: a frase está inscrita no túmulo– e lida por Eddie–exemplifique um caso de hipercorreção? justifiquec) identifique no trecho da Notícia um caso de hipercorreção reescreva-o fazendo a adequação à Norma culta depois Apresente uma hipótese para explicar que característica da estrutura sintática de frase teria induzido ao reitor a cometer o erro

Soluções para a tarefa

Respondido por AtAnyCost
72

a) A forma "fazem" está adequada. Trata-se do emprego de uma forma verbal na 3ª pessoa do plural para indeterminar o sujeito (o termo "espelhos" é objeto direto de "fazem")

b) Não. A frase está de acordo com a variedade culta, uma vez que a forma "fazem" (plural), acompanhada do pronome se (apassivador), concorda com o sujeito "armaduras" (plural). Trata-se de uma construção na voz passiva pronominal, equivalente à forma analítica "Armaduras não mais são feitas como antigamente".

c) "E apesar de se tratarem de times fortes [...]". Correção: E apesar de se tratar de times fortes [...]. O redator, equivocadamente, considerou "times fortes" como sujeito (no plural) e flexionou o verbo no plural para concordar com ele. No entanto, "times fortes", por ser regido de preposição ("de"), não funciona como sujeito. Tem-se, no caso, uma oração com sujeito indeterminado, na qual o se é índice de indeterminação do sujeito.

Perguntas interessantes