A neurofisiologia nos permite compreender inúmeros processos do desenvolvimento humano, permitindo maior compreensão dos fenômenos e particularidades neurobiológicas dos indivíduos. Temáticas acerca da neuroanatomia e neurofisiologia tendem a fornecer julgamento prévio de dificuldade e alto grau de complexidade, sendo a ansiedade um fator de limitação na performance acadêmica de aprendizes. Por outro lado, a aquisição de novas informações, armazenadas em forma de memórias, comumente são denominadas aprendizagem. TEIXEIRA, Anderson Alexsander Rodrigues; BOTELHO, Caio Viana; FERREIRA, Camila Roncari. Aprendizagem baseada em equipe em neurofisiologia: desempenho e percepção de estudantes de medicina. Revista de Medicina, v. 99, n. 3, p. 236-241, 2020. Com base no texto motivacional acima, construa um texto dissertativo-explicativo sobre a neurofisiologia e aprendizagem. Seu texto deve ser elaborado entre 15 a 30 linhas, e deve conter explicações sobre os seguintes tópicos: - Como ocorrem os impulsos nervosos; - Explicar a afetividade como um fator influenciador da aprendizagem, dando ênfase ao papel da escola no desenvolvimento afetivo das crianças. Para construir sua resposta, recomendamos a leitura das unidades 1 e 5 do livro didático de neurofisiologia e aprendizagem.
Soluções para a tarefa
A afetividade representa, de acordo com a literatura científica, vem sendo considerada como um fator de aprendizagem muito efetivo, visto que potencializa os processos cognitivos, gerando um desenvolvimento mais direcionado às crianças.
Os impulsos nervosos ocorrem através das chamadas sinapses, que são interações entre as células nervosas, permitindo a transmissão do impulso nervoso, a que a literatura científica preconiza sendo fundamental para o desenvolvimento da cognição.
Além disso, alguns autores na Literatura, como Wallon, foram capazes de evidenciar a importância de alguns elementos, como a afetividade, que é capaz de potencializar a cognição, e consequentemente, a performance dos educandos.
Portanto, é fundamental que a afetividade faça parte do processo educativo, potencializando a neurofisiologia, e também, da neuroplasticidade.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20679781