A natureza está se adaptando ao modo de vida industrial? explique em forma de texto
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ao longo da História a natureza tem sido concebida sob diversos pontos de vista. Desde o dualismo inerente a Kant, cristalizado na ideologia burguesa de natureza, à concepção de natureza como unidade diferenciada, cujo trabalho humano coloca-se no centro da relação homem-natureza em Marx. A forma como a natureza tem sido produzida nos instiga a nos pautar em fundamentos filosóficos para podermos discutir o desenvolvimento do capitalismo. A idéia de produção da natureza desafia a separação que foi legada entre sociedade e natureza, e se coloca para nós como um desafio imposto pelo próprio capitalismo.
Palavras-chave: homem, natureza, capital, trabalho
Relationship "homem/natureza" in the way of capitalist production (Abstract)
Along the History the nature has been conceived under several point of view. From the inherent dualism Kant, crystallized in the bourgeois ideology of nature, to the nature conception as differentiated unit, whose work human is placed in the center of the relationship man-nature in Marx. The form as the nature has been produced us it instigates the in the pautar in philosophical foundations for we could discuss the development of the capitalism. The idea of production of the nature challenges the separation that it was delegated between society and nature, and it is placed for us as a challenge imposed by the own capitalism.
Key-words: man, nature, capital, work.
A natureza está no homem e o homem está na natureza, porque o homem é produto da história natural e a natureza é condição concreta, então, da existencialidade humana. (1)
A busca do conhecimento e do entendimento acerca da Terra e do Universo são premissas que norteiam e que acompanham a humanidade desde os antigos filósofos gregos até a ciência moderna.
A sociedade contemporânea tem vivenciado uma série de problemas que envolvem o seu modo de relacionar-se com a natureza no processo de produção e reprodução do espaço geográfico, colocando em questão o conceito de natureza em vigor, o qual perpassa pelo modo de vida dessa sociedade, as sensações, o pensamento e as ações. Portanto, pensar a natureza hoje, e a forma como o homem se relaciona com ela no contexto do modo de produção capitalista, nos remete ao passado, na ânsia de compreender as mudanças que se processaram no modo da sociedade pensar, interagir e produzir a natureza.
Não, a natureza não está se adaptando ao modo de vida industrial, mas o homem tem feito diversas adaptações para angariar matérias-primas, evitando maiores danos, caso da criação de reservas e demais meios de preservação.
Natureza e vida industrial
Desde os seus primórdios, a vida industrial se mostrou danosa ao meio natural, seja por meio da poluição advinda das fábricas, os modos de extração para a fabricação dos objetos ou seu descarte indevido, inclusive intensificado pelo consumismo.
A natureza não tem se adaptado a essa realidade, mas o homem tem tentado adaptá-la, a exemplo das atividades industriais menos danosas, das ações de reflorestamento e do incentivo à logística reversa.
Aprenda mais sobre os danos ambientais causados pela vida industrial: brainly.com.br/tarefa/40371248
#SPJ2