História, perguntado por minahlokatw, 10 meses atrás

"[...] A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-pimas. Enquanto localizou o gênero inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nessa extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas matéria-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o clã dos países civilizados. Essas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas á ignorância ou à incapacidade? [...] A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pela planeta. Essa riqueza é o tesouro da humanidade [...]"


O documento acima se refere à era do imperialismo, ocorrida no final do século XIX e início do século XX, quando os países capitalistas conseguiram dominar a África e grande parte da Ásia. A partir do texto acima e de jesus conhecimentos a respeito do assunto, indique a ideia central que o documento apresenta como justificativa para o imperialismo europeu.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelamajeski
66

o mundo deveria e tinha que ser explorado ,tanta riqueza e abundancia como é citado no texto ,tanta materia prima e especiarias a europa saiu na frente desde sempre por isso tinha como e porque de explorar o mundo talvez a historia teria sido diferente se a america tivesse feito tudo isso ,mas como nao aconteceu ficamos so imaginando o quao diferente seria , como o mundo teria outro aspecto e modo talvez,nao sabemos porque nao foi isso que aconteceu . antes do imperialismo as grandes navegaçoes haviam descobrido muitas novas terras ,tudo pra eles tinha outro aspecto e tudo era novidade numa sociedade que como hoje ir a marte é desafio eles estavam desafiados a explorar essas novas terras .

Respondido por prheldersilva
38

A ideia central é a igualdade na distribuição das riquezas e matérias-primas no mundo, pois estão concentradas na África, Ásia e Oceania, onde as "raças incultas e ignorantes" são incapazes de usufruí-las, e há falta de desses produtos na Europa, habitada pela raça branca, superior pela sua maior capacidade intelectual e domínio ao usufruto comum das riquezas.

Perguntas interessantes