História, perguntado por jaquevasc, 1 ano atrás

a) Nas décadas de 30 e 40, quando O Serviço Social no Brasil emerge,
perspectiva de apelo moral no trato das sequelas da “questão social”-,
temos o primeiro Código de Ética Serviço Social de 1947. Qual é a
concepção que orientam esse código de ética?
b) O primeiro código de ética do assistente social que foi elaborado em
1947 e aprovado em 1948, foi revisado em 1965. Uma nova
reformulação foi efetuada dez anos depois, em 1975. O Código de
Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1947, buscava favorecer
o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial, através de
uma atuação imediatista, silenciosa, Acrítica, há uma clara influência
do:

c) O Código de Ética do Serviço Social de 1965 tem seus fundamentos na
visão moderna humanismo católico, que correspondem:
d) O serviço social permanece privilegiando suas bases conservadoras,
dando uma nova roupagem a sua atuação e sua ideologia, conforme
preconiza o Código de Ética de 1975. É neste contexto de
efervescência política que se gesta o Código de Ética Profissional do
Assistente Social em 1975. Porém, assim como os demais códigos até
então, eram orientados:
e) Os movimentos sociais organizados da classe trabalhadora, os
sindicatos e até mesmo o movimento da igreja Católica guiado pela
teologia da libertação ganham força e espaço na luta pela
democratização do país no final da década de 1970 e inicio dos anos
de 1980. Qual a importância do Código de Ética do Serviço Social de
1986 para a categoria profissional?
f) Os profissionais liberais, tais como os médicos, enfermeiros,
psicólogos, advogados e os assistentes sociais, entre outras
categoria de profissionais, pode ser afirmado que a ética dos
profissionais liberais é especifica. O que determina um profissional
liberal? Cite exemplos de categoria que são classificadas como
profissionais liberais? O assistente social é um profissional liberal?
Por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por elianekapps
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A ) Na década de 1940, o Serviço Social, foi descrito como uma profissão vocacional que deveria ser exercida por pessoas boas e honestas, em sua maioria mulheres advindas das classes mais favorecidas e diretamente ligadas a Igreja Católica. Nas décadas de 1930 e 1940 o Serviço Social tinha um caráter praticamente conservador e assistencialista, buscando favorecer o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial, através de sua atuação imediatista e acrítica. Já a partir da segunda metade da década de 1940 surgem as grandes instituições sociais, guiadas pela necessidade do Estado de controle da classe    


  E) No Código de 1986 evidenciamos o rompimento com toda a ideologia religiosa e os pressupostos de neutralidade que predominavam até então A importância desse Código para o Serviço Social é impar, pois é um divisor de águas na ética profissional da profissão, marca o rompimento com as correntes conservadoras e direciona o compromisso ético-político do Serviço Social com as classes trabalhadoras. Foi uma expressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”, e afirmação de um novo perfil do/a técnico/a, não mais um/a agente subalterno/a e apenas executivo/a, mas um/a profissional competente teórica, técnica e politicamente.
Anexos:

jaquevasc: Obrigada pela ajuda
elianekapps: b- neotomismo
elianekapps: d- igreja catolica - conservadorismo
elianekapps: f- sim , profiissao sem materia prima, trabalham com vidas humanas. ex. medicos, psicologos, dentistas e outros.
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