a) Na temperatura ambiente, por que o oxigênio é um gás?
b)Etanol ou água: qual entra em ebulição antes? Justifique
c) Em que faixa de temperatura um forno numa siderúrgica deve operar para obter ferro no estado líquido?
Soluções para a tarefa
Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula.
Polaridade e tipo de interação intermolecular:
Esses dois fatores estão intimamente relacionados, pois a polaridade da molécula define o tipo de interação intermolecular que haverá. Por exemplo, os hidrocarbonetos são compostos orgânicos que possuem somente átomos de carbono e hidrogênio, cuja eletronegatividade (força de atração do par de elétrons compartilhado) é praticamente a mesma, ou seja, podemos dizer que praticamente não há diferença de eletronegatividade entre esses átomos e essas moléculas são apolares.
Desse modo, essas moléculas são atraídas umas às outras pelo tipo de interação intermolecular mais fraco (dipolo induzido).
As demais funções orgânicas, tais como os álcoois, as cetonas, as aminas, as amidas, os aldeídos e os ácidos carboxílicos, possuem átomos de elementos com a eletronegatividade mais acentuada (oxigênio e nitrogênio). Assim, tais moléculas são polares e a intensidade da força de atração entre elas é maior; elas realizam ligações de hidrogênio.
Resposta:
a) Na temperatura ambiente, por que o oxigênio é um gás? Ultrapassou -183°C, portanto apresenta-se no estado gasoso.
b)Etanol ou água: qual entra em ebulição antes? Justifique Etanol, pois entra em ebulição aos 78°C.
c) Em que faixa de temperatura um forno numa siderúrgica deve operar para obter ferro no estado líquido? De 1535°C a 2885°C
Explicação:
Não tenho certeza mais coloquei isso no meu