A musicalidade e a instrumentação é um componente fundamental na prática da capoeira, nessa perspectiva, o berimbau é o principal instrumento, é ele quem comanda a roda. Esse instrumento é composto por uma verga de madeira flexível, um arame e uma cabaça que serve como caixa de ressonância ampliando o som. Para tocar esse instrumento é necessária bastante concentração e coordenação motora, assim, existem diversas abordagens didático-pedagógicas para facilitar a aprendizagem. LIMA, R. C. de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019 Diante disso do exposto acima e de acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina, redija um texto sobre as possibilidades de ensino do toque de angola. Aborde em seu texto, o ensino do toque por meio de uma representação simbólica.
Soluções para a tarefa
Toque da Angola descrito:
CHIADO: Desenhe um círculo e pinte dentro do círculo da cor preta, apenas sua metade na vertical para representar o chiado.
CHIADO SOLTO: Desenhe um círculo mais não pinte ele dentro para, representar o chiado solto.
CHIADO PRESO: Desenhe um círculo e pinte ele todo dentro de preto, para representar o chiado preso.
Resposta:
Um ritmo musical é que compreende o toque de angola, reproduzido pelo uso do berimbau, amplamente utilizado nas práticas da capoeira. Trata-se de um toque que é variado e criativo, regendo assim os movimentos e o desenvolvimento da capoeira. Seu ensino dá-se por meio de sequências de batidas e toques, portando, uma representação simbólica e rítmica. Pois é essencial para a reprodução dos sons e de toda musicalidade presente. É o toque para um jogo de dentro, sendo lento, rasteiro e sutil, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, mostrando força e equilíbrio pelo capoeirista. Assim, cada figura foi construída para representar a base do toque, sendo executado apenas uma vez. Logo, no toque de angola é representado pelo CHIADO, CHIADO, SOLTO e PRESO. No toque de angola se usa o CHIADO: Desenhando um círculo, pintando dentro do círculo da cor preta, apenas sua metade na vertical para representar o chiado. O CHIADO SOLTO: Desenhando um círculo mais não pinte ele dentro a fim de representar o chiado solto. O CHIADO PRESO: Desenhando um círculo, pintando ele todo dentro de preto a fim de representar o chiado preso. Desse modo, necessita de experiência e paciência e seu estilo de toque e aprendizado também, São Bento Grande de Angola (CHIADO, CHIADO, PRESO, SOLTO e SOLTO) é um dos mais conhecidos, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques, corresponde ao toque do terceiro ritmo. O toque de são bento grande da Regional, é executado nas rodas de capoeira Regional e na Contemporânea. Este toque, de acordo com Campos (2009, p. 63), sugere um “ritmo agressivo, indica jogo alto, rápido, com golpes aprimorados e bem objetivos, um ‘jogo duro’”. Já o toque de são bento pequeno (CHIADO, CHIADO, PRESO e SOLTO) é, geralmente, precedido do toque de Angola, ou seja, é comum que as rodas sejam iniciadas com o toque de Angola e, após algum tempo de jogo, executa-se o são bento pequeno. Este é um toque também cadenciado, mas um pouco mais acelerado que o de Angola. O jogo torna-se mais fluído.
Explicação:
Livro (CAPEIRA). Página 191, 192 e 193